A Prefeitura de Itaquaquecetuba sediou uma oficina técnica para a elaboração do Plano Municipal de Educação (PME). O encontro reuniu representantes de dez municípios, incluindo Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Branca, Santa Isabel, Suzano, Taubaté e Itaquaquecetuba.
A atividade teve como objetivo orientar as equipes responsáveis pela construção dos planos decenais de educação, seguindo as diretrizes do Ministério da Educação (MEC). Durante a oficina, foram apresentadas as etapas de elaboração dos documentos, além de ferramentas e indicadores que devem auxiliar no diagnóstico das redes de ensino e na definição das metas para os próximos dez anos.
O encontro foi coordenado pela Secretaria de Educação de Itaquaquecetuba e também abordou estratégias para o monitoramento dos indicadores educacionais e o planejamento de políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade do ensino.
Entre os instrumentos apresentados estiveram o novo Painel do Censo Escolar da Educação Básica, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Painel de Monitoramento do Plano Nacional de Educação (PNE), o Sistema de Recuperação Automática (SIDRA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), além do guia do MEC para a elaboração dos PMEs.
Em Itaquaquecetuba, a construção do plano é conduzida por uma comissão especial, responsável por discutir e propor diretrizes para áreas como primeira infância, educação inclusiva, infraestrutura das unidades escolares e valorização dos profissionais da rede municipal.



