A seleção argentina venceu a Inglaterra por 2 a 1 na tarde desta quarta-feira (15), em Atlanta, nos Estados Unidos, e garantiu vaga na final da Copa do Mundo da FIFA. A decisão do torneio ocorrerá no domingo (19), em Nova Jersey, contra a Espanha. Os gols da virada foram marcados por Enzo Fernández e Lautaro Martínez, após Anthony Gordon abrir o placar para os ingleses. A equipe britânica disputará o terceiro lugar contra a França no sábado (18), em Miami.
O confronto foi marcado pela rivalidade histórica entre as duas nações e começou com entradas ríspidas e nervosismo. A arbitragem optou por não aplicar cartões amarelos nos primeiros minutos, o que manteve a tensão em campo sem resultar em jogo fluido. As oportunidades de gol foram escassas na etapa inicial e nenhuma ofereceu perigo real aos goleiros.
As principais emoções ficaram concentradas no segundo tempo. A Argentina criou duas chances logo no início, mas parou em defesas de Jordan Pickford. O placar foi inaugurado aos 10 minutos, quando Harry Kane tentou um lançamento longo interceptado pela defesa adversária. A bola sobrou para Jude Bellingham, que acionou Morgan Rogers pela direita; o cruzamento encontrou Gordon, que finalizou de primeira e marcou.
A vantagem inglesa fez a equipe adotar postura defensiva, enquanto o time dirigido por Lionel Scaloni se lançou ao ataque em busca do empate. A pressão resultou em diversas oportunidades, principalmente em jogadas aéreas. Pickford defendeu uma cabeçada à queima-roupa de Nico González e viu Alexis Mac Allister acertar a trave na sequência.
O goleiro inglês também espalmou para escanteio um chute de longa distância de Enzo Fernández. Na cobrança do tiro de canto, o próprio Fernández recebeu na entrada da área e chutou forte para igualar o marcador aos 40 minutos.
Recuada devido às substituições promovidas pelo técnico Thomas Tuchel, a Inglaterra não conseguiu aliviar a pressão. Mac Allister voltou a acertar a trave antes do gol decisivo. Aos 46 minutos, Lionel Messi cruzou da direita e Lautaro Martínez cabeceou com precisão para definir a vitória. Sem forças para reagir, a seleção inglesa perdeu a chance de encerrar um jejum de 60 anos sem chegar a uma final de Copa.
Após o apito final, os jogadores argentinos levaram ao gramado uma faixa exibida nas arquibancadas com a frase “As Malvinas são argentinas”, em referência ao conflito bélico entre os dois países na década de 1980.
A Argentina chega à sua segunda final consecutiva e terceira nas últimas quatro edições do torneio. Com 19 gols marcados, a equipe possui o melhor ataque da competição e enfrentará a Espanha, que sofreu apenas um gol em toda a Copa e tem a melhor defesa do certame.



