No dia 30 de maio, às 20 horas, a cidade de Suzano será palco do espetáculo premiado “Cárcere ou Porque as Mulheres Viram Búfalos”, da Companhia de Teatro Heliópolis, no Teatro Municipal Doutor Armando de Ré. Além do espetáculo, haverá uma Oficina de Teatro gratuita no mesmo dia.
Em 2022, “Cárcere ou Porque as Mulheres Viram Búfalos” conquistou o Prêmio APCA em Dramaturgia, foi indicado em Direção, venceu o Prêmio SHELL de Teatro em Dramaturgia e Música, foi indicado em Direção, recebeu o VI Prêmio Leda Maria Martins de Ancestralidade e foi listado entre os Melhores Espetáculos do Ano pela Folha de S. Paulo.
Últimas Notícias
- Decoração de Natal de Suzano será inaugurada às 20h desta quarta (04); Caravana da Coca-Cola passará pela cidade a partir das 21h
- Shopping Bonsucesso, em Guarulhos, recebe primeira edição de festival de curtas-metragens com exibições gratuitas
- Suzano realiza capacitação para artesãos em preparação para a 5ª edição do Mega Natal Artesanal
Com encenação de Miguel Rocha e texto de Dione Carlos, a montagem explora a forte presença feminina no contexto carcerário. A narrativa segue as irmãs Maria dos Prazeres e Maria das Dores, cujas vidas são marcadas pelo encarceramento dos homens de suas famílias: primeiro, o pai; depois, o companheiro de uma delas; e agora, o filho da outra.
Dentro do presídio, Gabriel, um jovem que sonha em ser desenhista, aprende estratégias de sobrevivência para lidar com as disputas de poder e a falta de perspectivas do sistema carcerário. Fora das grades, as mulheres das famílias dos presos enfrentam as dificuldades de tentar romper os ciclos de opressão e violência que as aprisionam em vidas sem futuro.
Enquanto uma mãe luta contra o sistema jurídico para libertar seu filho preso injustamente, sua irmã permanece refém do ex-companheiro, a quem deve garantir suporte no presídio, sem poder iniciar uma nova vida conjugal. Presas a um ciclo repetitivo, ambas lutam para quebrar este padrão de opressão.
O encenador Miguel Rocha destaca a centralidade das mulheres na narrativa, ressaltando que elas carregam o fardo e enfrentam os desdobramentos do encarceramento de seus familiares, impactando sua vida emocional, segurança física e situação financeira. A dramaturga Dione Carlos explica que o título faz referência à ancestralidade, destacando mulheres que transformam energias de violência e morte, reinventando realidades.
O espetáculo contará com intérprete de Libras e, no mesmo local e data, das 14 às 16 horas, os integrantes da companhia oferecerão uma Oficina de Teatro gratuita.
O Teatro Municipal Doutor Armando de Ré está localizado na rua General Francisco Glicério, número 1354, no centro de Suzano. Os ingressos podem ser retirados na bilheteria uma hora antes do início do espetáculo.