Nosso planeta, além de redondo, é o lugar de uma miríade de mitos. Não! Não falarei de quem alguém possa estar pensando! A depender das inovadoras interpretações feitas pelo historiador israelense Yuval Noah Harari, os mitos surgiram a partir da chamada “revolução cognitiva”, que seria quando, há aproximadamente 70 mil anos, nossa espécie teria saltado para a conquista da terra! Dada a nossa perspectiva de perceber o mundo, conhecemos mais sobre a mitologia grega do que sobre outras que poderiam ser muito mais importantes para a compreensão de nossa identidade brasileira. Existem mitos nórdicos, célticos, africanos e americanos dentre outros. Porém, somente a mitologia japonesa coloca o deus Susano (ou Susanoo) como um de seus mais importantes mitos.
Após criar muita confusão e desinteligência, Susano foi banido do céu e passou a viver entre os humanos. Na terra ele sofreu um processo de regeneração que acabou por lhe dar uma nova e mais digna forma de existência, sendo o seu mais importante legado o ensino da arte da agricultura à humanidade. Partindo, portanto, da premissa mitológica, devemos a Susano aquilo que permitiu um importante e controverso avanço ao desenvolvimento de nossa espécie, que foi a “revolução agrícola” iniciada há cerca de 10 mil anos.
Últimas Notícias
E o dado curioso dessa concertação histórica e mitológica é que a cidade de Suzano deve aos japoneses o fortalecimento da agricultura como uma de suas mais importantes atividades econômicas a partir de 1921, quando aqui chegou a primeira família vinda da província de Shizuoka, no Japão. Por se tratar de um deus do panteão mitológico japonês, é possível especular que Susano também embarcou no navio que trouxe essa primeira família.
Também é permitido especular que em função de sua astúcia, Susano tenha manipulado a escolha do engenheiro que viria a ser o construtor da estação ferroviária cujo nome pudesse lhe ser favorável. Como se sabe, esse engenheiro era chamado de Joaquim Augusto Suzano Brandão. Se não acertou totalmente na grafia pouco importa, pois Susano e Suzano têm quase a mesma sonoridade e assim a cidade foi batizada. Acredita-se que o astucioso deus Susano traz boa sorte, mas também sentimentos obsessivos.
(Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do site HojeDiário.com)