Moradora da cidade de Suzano, Simone dos Reis, de 51 anos, é mãe de Fernando Diogo dos Reis, de 27 anos, que tem paralisia cerebral.
Ela e seu filho participaram de uma reportagem do portal HojeDiario.com, em janeiro de 2024, sobre uma arrecadação de valores para a aquisição de uma cadeira adaptada para o jovem. Alguns meses depois, eles conseguiram adquirir o equipamento e melhorar a vida de Fernando.
Na ocasião, a mãe explicou que a paralisia se agrava com o passar dos anos e que, nos últimos meses, o filho foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica, uma condição que gera fraqueza muscular progressiva, reduzindo a funcionalidade dos músculos. Segundo a recomendação médica, era essencial adquirir uma nova cadeira para que Fernando se sentisse mais confortável e sua saúde não fosse prejudicada.
Últimas Notícias
- Suzano registra novos casos de câncer e reforça ações preventivas durante campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul
- Matilde Gomes, da OAB Itaquaquecetuba, é a única mulher eleita como presidente nas subseções do Alto Tietê
- Equipes de Voleibol Adaptado de Poá realizam amistoso como preparação para competições de 2025
Fernando usava uma cadeira comum, o que estava prejudicando-o, comprimindo seu pulmão e seus órgãos, causando até pneumonias. Ao longo do tempo, ele foi realizando tratamentos para melhorar a postura e cuidar de sua musculatura. Ainda assim, era essencial a cadeira.
“A cadeira foi comprada no início de abril, mas só chegou agora, após dois meses de confecção do equipamento”, disse Simone.
A principal dificuldade em adquiri-la era o alto preço, por isso foi realizada a vaquinha na época. Simone dedica-se ao filho em tempo integral e sustenta a casa com o Benefício de Prestação Continuada (BPC), recebido por meio da Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), no valor de um salário mínimo.
Simone destaca que o novo equipamento de saúde será de grande ajuda nos cuidados com seu filho.
“A cadeira de rodas adaptada vai melhorar muito a postura dele, ajudará na postura do pescoço, que já não está tão firme. Também auxiliará na melhora das funções pulmonares para evitar pneumonias, algo perigoso para ele. Fiquei muito grata quando alcançamos o valor. Foi uma sensação maravilhosa”, afirmou.
“Quero agradecer a todos que me ajudaram na compra da cadeira adaptada do Fernando, todos meus familiares, amigos e anônimos também. Que Deus abençoe a todos, muito obrigada. Eu não ia conseguir”, finalizou.