O Ministério da Saúde, por meio do Programa Farmácia Popular do Brasil, está oferecendo absorventes gratuitos em mais de 31 mil farmácias credenciadas em todo o Brasil. A iniciativa, que faz parte do Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual, também está disponível em farmácias de cidades da região do Alto Tietê, como Suzano, Mogi das Cruzes, Poá, Itaquaquecetuba e Ferraz de Vasconcelos.
Para ter acesso ao benefício, é necessário que a pessoa tenha entre 10 e 49 anos, esteja em situação de vulnerabilidade, seja estudante do ensino público ou esteja em situação de rua. Além desses critérios, é obrigatório estar inscrita no Cadastro Único (CadÚnico) e ter uma renda mensal de até R$ 218,00 por pessoa.
Para estudantes de instituições públicas, a renda familiar mensal por pessoa pode chegar a até meio salário mínimo, equivalente a R$ 706,00. Já para pessoas em situação de rua, não há limite de renda exigido.
Últimas Notícias
- Gusttavo Lima, Belo e outros: Bertioga realiza “Verão é Show” com atrações musicais e evento de churrasco a partir de 20 de dezembro
- Suzano exibe gratuitamente o filme “Aqui Deste Lugar” em celebração aos 20 anos do Bolsa Família
- Mogi das Cruzes inaugura HUB do Plástico, maior planta de reciclagem da América Latina operada por catadores
O programa disponibiliza 40 absorventes por pessoa a cada 56 dias. As farmácias credenciadas podem fornecer pacotes com menos de 40 unidades para completar a quantidade, desde que não ultrapasse o número de absorventes determinado.
Para retirar os absorventes, é necessário apresentar um documento com foto e uma ‘Autorização do Programa Dignidade Menstrual’, que pode ser obtida em formato digital ou impresso. O documento é emitido através de cadastro no aplicativo “Meu SUS”. Caso haja dificuldade em gerar a autorização pelo aplicativo, as pessoas podem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para obter orientações e auxílio na emissão do documento.
Pessoas em situação de rua podem obter a autorização em Centros de Referência da Assistência Social (CRAS E CREAS), Centros POP, Centros de Acolhimento ou com equipes de Consultório na Rua.
Na região do Alto Tietê, há diversas unidades de farmácias credenciadas no programa, onde os absorventes podem ser retirados gratuitamente. Veja abaixo a lista com os endereços de algumas dessas unidades:
Suzano
- Drogaria São Paulo
Endereço: rua General Francisco Glicério, número 437/439; - Drogaria Suzan Drogas
Endereço: rua Baruel, número 145; - Drogaria Farma Leste Primos
Endereço: rua Jeca Tatu, número 846.
Mogi das Cruzes
- Drogaria São Paulo
Endereço: avenida Vereador Narciso Yague Guimarães, número 1001; - Raia Drogasil
Endereço: rua Doutor Deodato Wertheimer, número 1360; - Kobayashi Drogaria
Endereço: avenida Cavalheiro Nami Jafet, número 343.
Poá
- Drogaria Hisamatu
Endereço: avenida Getúlio Vargas, número 453; - Drogaria Calmon Viana
Endereço: avenida Brasil, número 1154; - Drogaria Irmãos Lobo
Endereço: avenida Nove de Julho, número 863.
Itaquaquecetuba
- Drogaria São Paulo
Endereço: avenida Italo Adami, número 735; - Drogaria Monte Belo
Endereço: rua Piracicaba, número 126; - Drogaria e Perfumaria Dea
Endereço: avenida Marginal, número 2090.
Ferraz de Vasconcelos
- Drogaria São Paulo
Endereço: avenida Brasil, número 1444; - Raia Drogasil
Endereço: avenida Quinze de Novembro, número 45/49; - Drogaria Veran..
Endereço: rua Tito Temporim, número 162.