PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Comgás interliga sistemas de distribuição de gás natural entre Suzano, Mogi das Cruzes e Guararema

A empresa Comgás está realizando a interligação do sistema de distribuição de gás natural que abastece os municípios de Mogi das Cruzes e Suzano ao sistema que atende Guararema, Jacareí e São José dos Campos. Esta operação visa reforçar a rede, proporcionando à região de Mogi das Cruzes duas fontes distintas de abastecimento.
O projeto, que conta com um investimento de R$50 milhões, tem previsão de conclusão até dezembro de 2024 e trará maior segurança operacional, além de garantir fornecimento ininterrupto e aumentar a capacidade de atendimento a novos consumidores.

Em Mogi das Cruzes, a Comgás já possui uma rede de 500 km de gasodutos que abastecem mais de 33,5 mil residências, 380 estabelecimentos comerciais, cinco postos de Gás Natural Veicular (GNV) e 32 indústrias. Antes dessa interligação, o abastecimento da região era realizado por meio de um gasoduto principal que se estendia a partir de Suzano.

O novo gasoduto subterrâneo terá 24 km de extensão e, na área urbana, as operações estão em andamento em um trecho de 8 km. Este trecho se inicia nas proximidades da base militar Tiro de Guerra de Mogi das Cruzes, atravessa a avenida Francisco Rodrigues Filho e segue pela rodovia Henrique Eroles até alcançar Guararema.

Para minimizar os transtornos à população, a Comgás está utilizando um método não destrutivo de construção. Esse processo envolve a abertura de pequenos poços no pavimento urbano, espaçados entre 100 e 150 metros, por onde as ferramentas de perfuração horizontal são inseridas para a instalação da tubulação.
Após a conclusão dos serviços, a companhia se compromete a recompor a via ou calçada no padrão original, evitando danos permanentes aos pavimentos.