A carreta do projeto “Saúde Itinerante” iniciou uma nova fase de atendimentos na cidade de Suzano. Desde o início de outubro, o equipamento está na Unidade de Saúde da Família (USF) Onésia Benedita Miguel, localizada na rua Leonor Edmee de Castro, número 205, no bairro Jardim Suzanópolis.
O atendimento será oferecido até o final do mês e inclui exames de mamografia e ultrassonografias, com atendimento à demanda espontânea e encaminhamentos locais.
Nos primeiros dois dias, foram realizados 96 exames de mamografia. Diariamente, são distribuídas aproximadamente 45 senhas, a partir das 7h30, para o atendimento que se estende até as 16h30.
O objetivo da iniciativa é facilitar o acesso a exames de imagem para a população, especialmente as mulheres que têm mais dificuldade para realizar esse tipo de procedimento. A meta estipulada pela Secretaria Municipal de Saúde de Suzano é realizar duas mil mamografias e 1,2 mil ultrassonografias de diferentes especialidades até o final do projeto.
Últimas Notícias
- Santa Casa de Mogi das Cruzes garante funcionamento de pronto-socorro por mais seis meses em contrato com a Prefeitura
- Poupatempo lança agendamento de mamografia pelo app para mulheres de 50 a 69 anos
- Centro de Saúde Infantil de Itaquaquecetuba supera meta e realiza mais de 111 mil atendimentos em 10 meses
Para mulheres entre 50 e 69 anos, não é necessário encaminhamento médico para realizar o exame de mamografia. Basta apresentar um documento de identidade com foto e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Mulheres fora dessa faixa etária – ou seja, entre 35 e 49 anos e acima dos 70 anos – precisam de uma solicitação de médico ou enfermeiro, além dos mesmos documentos de identificação.
No dia do exame, é recomendado que as pacientes evitem o uso de cosméticos como desodorante, creme e talco, pois esses produtos podem interferir na qualidade das imagens. É também sugerido que o procedimento seja realizado entre o quinto e o décimo dia após o início do ciclo menstrual para maior precisão.
Em casos de exames recentes com contraste venoso, é necessário aguardar um período de 48 horas antes de realizar a mamografia. Exames em gestantes e lactantes não são recomendados devido à natureza do procedimento.