PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONDEMAT+ lança projeto “Coração Feminino” para conscientizar sobre saúde cardíaca das mulheres

O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e Região (CONDEMAT+) lança, nesta quinta-feira (31), o projeto “Coração Feminino”. A iniciativa, realizada em parceria com a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), visa ampliar a conscientização sobre a saúde da mulher no contexto do Outubro Rosa, com foco especial na prevenção de doenças cardíacas.
O evento de lançamento ocorrerá às 9h30, no Polo de Inovações e Projetos Avançados (Pipa Hub), em Mogi das Cruzes.

A cerimônia contará com a presença de renomados profissionais da cardiologia, incluindo Maria Cristina Izar, presidente da SOCESP; Maria Teresa Nogueira Bombig, coordenadora do projeto SOCESP Mulher; e as cardiologistas Ieda Jatene e Carla Lantieri, também do SOCESP Mulher. Representantes do CONDEMAT+ estarão presentes, como a coordenadora da Câmara Técnica de Saúde, Adriana Martins, além de médicos cardiologistas da região, prefeitos e outros representantes da área da saúde.

Atualmente, as doenças cardiovasculares, como infarto, AVC e síndrome do coração partido, representam um desafio crescente para a saúde feminina. Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) indicam que essas doenças superaram o câncer de mama em número de mortes de mulheres no Brasil.
Em nível mundial, cerca de 23 mil mulheres morrem por dia de doenças cardíacas, uma taxa oito vezes maior que a causada pelo câncer de mama. Fatores de risco como estresse, sedentarismo, obesidade e má alimentação, amplamente presentes no cotidiano, são os principais responsáveis pelo alto índice de mortalidade.

O projeto “Coração Feminino” busca promover ações de conscientização, intercâmbio de experiências e compartilhar conhecimentos sobre a prevenção de doenças cardíacas entre os municípios do CONDEMAT+. A proposta é informar as mulheres sobre os riscos e incentivá-las a adotar hábitos mais saudáveis, visando à redução das estatísticas de mortalidade cardiovascular.