Pedro Charles Shirakawa Ishi, atual vereador e prefeito eleito de Suzano, foi agraciado com o “Prêmio Guará – Destaques do Ano” por alcançar a maior votação da história do município nas eleições de 2024. O político obteve 124.366 votos, o que representa 80,29% dos votos válidos, superando a marca anterior de 110.001 votos alcançada por Rodrigo Ashiuchi em 2020, seu padrinho político e atual prefeito da cidade.
Ishi assumirá o comando do Executivo municipal em janeiro de 2025, após oito anos de gestão do prefeito bem avaliado Ashiuchi.
O “Prêmio Guará – Destaques do Ano” reconhece personalidades cujas ações promovem inovação e impacto positivo em suas áreas de atuação. Inspirado no lobo-guará, símbolo de força e resiliência, o prêmio celebra líderes que transformam suas comunidades e deixam um legado.
Um troféu e um certificado será entregue pessoalmente ao premiado Pedro Ishi, nos próximos dias.
Últimas Notícias
- Prefeitura eleita anuncia Guilherme Sever como secretário de Governo e Transparência em Mogi das Cruzes
- Homem é preso por furtar fios em escola municipal de Ferraz de Vasconcelos
- Central de Monitoramento de Ferraz de Vasconcelos auxilia na recuperação de carro furtado em São Paulo; veículo foi devolvido ao dono
Biografia
Nascido em Suzano, em 1990, Pedro Ishi cresceu acompanhando de perto o trabalho em família e desenvolveu sua veia empreendedora ao se tornar comerciante ainda jovem. Casado com Déborah Raffoul e pai de três filhos, Mateus, Rafael e Lívia, Ishi deu os primeiros passos na política em 2008, aos 18 anos, colaborando em campanhas eleitorais de lideranças emergentes, como Rodrigo Ashiuchi.
Com o passar dos anos, Pedro Ishi consolidou sua presença no cenário político ao participar ativamente das campanhas eleitorais em 2010 e 2014 e, posteriormente, a que levou Ashiuchi ao posto de prefeito de Suzano em 2016.
Em 2017, Pedro Ishi ingressou na administração municipal, inicialmente como funcionário do Gabinete do Prefeito, e em 2018 foi nomeado assessor estratégico da Secretaria Municipal de Saúde, acumulando também a função de diretor administrativo da pasta.
Nas eleições de 2020, foi eleito vereador com 3.437 votos, sendo o terceiro mais votado da cidade. Durante seu mandato, assumiu em janeiro de 2021 a titularidade da Secretaria Municipal de Saúde, onde desempenhou um papel fundamental no enfrentamento à pandemia do coonavírus (Covid-19).
Entre suas ações de destaque, esteve à frente da Virada da Vacina, uma mobilização para acelerar a imunização da população, o que lhe rendeu a Medalha Antônio Marques Figueira, maior honraria concedida pela Câmara de Vereadores de Suzano.
No início de 2024, Ishi retornou à Câmara Municipal de Vereadores e foi escolhido como candidato do Partido Liberal (PL) à prefeitura de Suzano, saindo vitorioso no pleito e se tornando prefeito eleito. Ele assumirá o cargo de chefe do Executivo em 1º de janeiro de 2025.