Em entrevista à rádio CBN nesta terça-feira (27), o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, anunciou que a ButanVac, a primeira vacina brasileira contra o coronavírus (Covid-19), começará a ser produzida nesta semana.
Na última sexta-feira (23), o Instituto solicitou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a autorização para realizar os testes da vacina em humanos.
Já foram enviados os protocolos o início das fases 1 e 2 do estudo clínico do imunizante, que avaliarão a eficácia em 1,8 mil candidatos acima de 18 anos no Brasil.
Dimas ainda afirmou que há uma instalação pronta para começar a produção do imunizante contra a Covid-19.
“[A ButanVac] começa a ser produzida no Butantan em larga escala ainda neste mês de abril. Existe uma fábrica pronta para isso, com grande capacidade. Vamos produzir um grande volume de doses dessa vacina, aguardando os testes clínicos. E serão divulgados oportunamente os censos que farão o recrutamento [de voluntários] e quais são os critérios”, afirmou Covas.
Últimas Notícias
- Prêmio Guará – Destaques do Ano: Denis Claudio é premiado pela conquista do futuro Centro de Apoio à Criança com Deficiência em Suzano
- Prêmio Guará – Destaques do Ano: Larissa Ashiuchi é premiada pelo número de projetos sociais realizados pela Prefeitura de Suzano por meio do Fundo Social em 2024
- Prêmio Guará – Destaques do Ano: Marcel da ONG é premiado por diversas conquistas em Suzano, em prol da causa animal no ano de 2024
Análise da Anvisa
Segundo a Anvisa, o pedido para análise de testes em humanos já foi recebido e o prazo é de que em até 72 horas, o análise esteja completa. Os documentos enviados na sexta são um complemento de outros enviados em 29 de março, quando a Agência emitido um pedido de complementação dos dados e inclusão dos protocolos de pesquisa utilizados. “A equipe técnica da Anvisa já iniciou a avaliação para dar seguimento à análise de autorização do estudo”, afirmou o órgão.
Segundo Dimas Covas, o imunizante brasileiro incorporará a eficácia já registrada em outras vacinas contra novas variantes do coronavírus. “A Butanvac é uma vacina de segunda geração, já aperfeiçoada em relação à primeira geração de vacinas, da AstraZeneca, Pfizer, Moderna. Já incorpora conhecimento inclusive sobre as variantes”, disse o diretor do Instituto Butantan.
A produção de 40 milhões de doses da ButanVac deve ficar pronta até julho e, caso o mesmo já esteja aprovado pela Anvisa, o Governo do Estado de São Paulo pretende começar a aplicação do imunizante já em setembro.
Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis
Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario