PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Candidatos ao FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) têm até 7 de fevereiro para se inscreverem

O Ministério da Educação (MEC) abriu as inscrições para o FIES, programa de financiamento estudantil para o ensino superior em instituições privadas. Mais de 112 mil vagas estão disponíveis para o primeiro e segundo semestres de 2025.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior (https://acessounico.mec.gov.br/). O resultado da pré-seleção na chamada única será divulgado em 18 de fevereiro.
A seleção ocorrerá em apenas uma das opções de curso, turno, local e instituição de ensino indicadas pelo candidato, considerando o tipo de vaga e a modalidade de concorrência. Os pré-selecionados deverão acessar o sistema Fies Seleção para complementar a inscrição entre 19 e 21 de fevereiro.

Aqueles que não forem pré-selecionados na chamada regular serão automaticamente incluídos na lista de espera, que seguirá a mesma ordem de classificação da chamada regular e será utilizada para o preenchimento de vagas remanescentes. O período de convocação para a lista de espera será de 25 de fevereiro a 9 de abril.

Para participar do FIES, é necessário ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) após 2010, com média igual ou superior a 450 pontos e sem nota zero na redação. A renda familiar per capita deve ser de até três salários mínimos. Candidatos que participaram do ENEM como treineiros não podem concorrer.
As regras e o cronograma completo foram publicados em janeiro no Edital número 3/2025 (http://portalfies.mec.gov.br/?pagina=legislacao).

Inscrição:

O processo de inscrição envolve os seguintes passos:

  • Acesso ao portal Acesso Único com conta Gov.br;
  • Preenchimento dos dados pessoais e gravação;
  • Autodeclaração étnico-racial para vagas reservadas;
  • Seleção de três cursos com indicação de ordem de preferência (esta ação pode ser repetida até três vezes);
  • Preenchimento de dados financeiros do candidato e da família;
  • Revisão das informações e confirmação da inscrição;
  • Salvar o comprovante de inscrição com a chave de segurança.

Do total de vagas, 50% são reservadas ao FIES Social, destinado a estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo e cadastrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ativos em 11 de janeiro de 2025. Para os pré-selecionados no FIES Social, há possibilidade de cobertura de até 100% dos encargos educacionais.