Nesta semana, o Ministério da Saúde publicou uma nota técnica dizendo que todas as grávidas e puérperas (mulheres no período de 45 dias pós-parto) devem ser incluídas no grupo prioritário de vacinação contra o coronavírus (Covid-19). Entretanto, a pasta reforça que as gestantes com comorbidades, inclusas em 15 de março no PNI (Plano Nacional de Imunizado), devem ser priorizadas.
“Neste momento, é altamente provável que o perfil de risco verus benefício na vacinação das gestantes seja favorável. Portanto, o Programa Nacional de Imunizações […] decidiu por recomendar a vacinação contra a Covid-19 de todas as gestantes e puérperas e incluí-las nos grupos prioritários para vacinação”, diz a nota emitida pela pasta federal.
Últimas Notícias
- Adolescente atleta de Suzano se prepara para competir no Mundial Infantil de Sumô no Japão; família faz campanha para arrecadar verba
- Veja a lista completa dos feriados e pontos facultativos de 2025, na região do Alto Tietê
- Prêmio Guará – Destaques do Ano: Ewerton Carvalho é premiado pela criação do projeto “Favela Forever” e atuação no caso do guarda condenado por tentativa de homicídio motivada por racismo
Segundo a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações, Franciele Francinato, a decisão foi tomada porque as grávidas tem mais risco de serem hospitalizadas caso infectadas pelo coronavírus. É estimado que, atualmente no Brasil, há em torno de 3 milhões de mulheres que sejam gestantes e puérperas.
O Ministério ainda diz que esse grupo deve ser vacinado com qualquer imunizante de vírus inativado, vertor viral ou mRNA, sempre em duas doses. Das vacinas no PNI, Coronavac, Oxford/AstraZeneca e Pfizer correspondem a essas formas de imunização, respectivamente. Importante também ressalta que a vacinação pode ocorrer em qualquer período da gestação da mulher. Caso a mulher tenha se vacinado contra a gripe (Influenza) ou qualquer outro tipo de imunização, deve ser esperado um período de no mínimo 14 dias para administração da vacina contra a Covid-19.
Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis
Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario