O Complexo Poliesportivo Paulo Portela, na região central de Suzano, é sede atual de acolhimento emergencial para pessoas em situação de rua, ofertando 120 vagas, das quais 65 já estão ocupadas.
Diante da brusca queda de temperaturas nos últimos dias, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Suzano reforça a importância do serviço disponível na rua Barão de Jaceguai, número 375.
De acordo com o secretário, Geraldo Garippo, neste período de frio, a pasta tem intensificado seu trabalho de abordagem social por meio das equipes multidisciplinares do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), que visam garantir oportunidade de acolhimento a essas pessoas.
Últimas Notícias
- Campanha “Janeiro Branco” reforça a importância da saúde mental; especialistas de Suzano e Mogi das Cruzes abordam o tema
- Começa a valer em Suzano nova lei que garante assistência e amparo à saúde física e mental das mulheres durante o período do climatério e da menopausa
- Poá recebe doações para atender vítimas de enchentes no município
“Desde o início de maio intensificamos as abordagens, com visitas semanais em pontos estratégicos da cidade, sobretudo na região central, que é onde se concentra a maior parte dessa segmentação de público. Seguimos com essa atuação sensível e respeitosa, sempre com o auxílio dos alertas da Defesa Civil. O trabalho prioriza o diálogo, com o principal objetivo de sensibilizar o indivíduo para que aceite o acolhimento. Em caso de negativa, uma manta e um kit de higiene são oferecidos”, destacou o secretário.
Após a abordagem da equipe, a pessoa que aceita o acolhimento é encaminhada ao serviço emergencial.
“O Complexo Poliesportivo Paulo Portela tem localização estratégica. Está bem próximo ao quadrilátero central e é um espaço completo, especialmente montado para abrigar o público que se encontra nessa situação, sobretudo nos dias de frios, sem contar o contexto da pandemia do novo coronavírus (Covid-19)”, detalhou.
Atualmente, o acolhimento emergencial à livre demanda tem sido o principal serviço de atendimento à população em situação de rua. Através desse benefício, mais de 500 pessoas já foram socorridas e 67 foram posteriormente encaminhadas ao Centro Social Bom Samaritano para a continuidade à assistência social. A unidade conveniada ao município opera em parceria com o Creas, que realiza o referenciamento das pessoas que têm interesse na assistência especializada ou em outros serviços oferecidos, como recâmbio.
O secretário lembrou ainda que, em Suzano, este público conta com o apoio das equipes da Secretaria Municipal da Saúde, que atua nesses serviços por meio do Consultório de Rua, e a parceria com o Bom Prato, que possibilita alimentação de qualidade.
Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis
Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario