A Ucrânia acusou a Rússia de lançar bombardeio numa maternidade em Mariupol, na região sul do país. O ataque deixou 17 feridos e o prédio do hospital ficou totalmente destruído, segundo o governo e o porta-voz da polícia local.
“Os nazistas [russos] bombardearam deliberadamente um hospital infantil em Mariupol de aviões. Até agora, as forças de ocupação russas lançaram várias bombas em um hospital infantil. A destruição é enorme. O prédio da instituição médica onde as crianças foram atendidas recentemente foi completamente destruído. As informações sobre as crianças afetadas estão sendo esclarecidas”, disse a Câmara Municipal de Mariupol.
Últimas Notícias
- Mogi das Cruzes será a casa do tradicional Flamengo na edição de 2025 da Copinha
- Unidades do Atacadão em Suzano, Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba e região podem ficar sem carne em breve; entenda
- Mogi das Cruzes inaugura HUB do Plástico, maior planta de reciclagem da América Latina operada por catadores
“Os ocupantes russos dispararam contra a maternidade nº 2 em Mariupol. Segundo testemunhas oculares, a maternidade não existe mais, muitas mulheres estão feridas e mortas. Russos desgraçados, vocês vão queimar no inferno!”, também disse o porta-voz da polícia regional, Vyacheslav Abroskin.
Além da maternidade, os prédios da Universidade Técnica Estadual de Pryazov e da Administração do Conselho Municipal de Mariupol também foram atingidos durante o bombardeio.
Essa não é a primeira vez que a Ucrânia acusa a Rússia de bombardear hospitais desde o início da guerra. Na terça-feira (08), o governo ucraniano disse que o russos já tinha atacado pelo menos 60 hospitais. “Terroristas do país agressor colocaram 61 hospitais fora de ação”, disse o ministro da Saúde ucraniano, Viktor Lyashko.
Nesta quarta-feira (09), o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, informou que pelo menos 18 ataques foram desferidos contra o sistema de saúde da Ucrânia. Segundo a entidade, os mortos nesses ataques chegariam a dez.
“A OMS verificou 18 ataques contra trabalhadores da saúde, ambulâncias e centros de saúde, incluindo 10 mortes e 16 feridos”, informou o dirigente, durante coletiva de imprensa. Esses ataques atingem toda a comunidade global da saúde. Mais de 2 milhões de pessoas deixaram a Ucrânia e a OMS está dando suporte aos países vizinhos para garantir atendimento médico aos refugiados”, disse Tedros.
Repúdio e possibilidade de diálogo
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, repudiou o ataque e o classificou como “atrocidade”. Ainda nesta quarta, o mandatário disse que poderia fazer algumas concessões à Rússia, com o intuito de acabar com a guerra.
“O ataque direto de tropas russas na maternidade. Pessoas sob os escombros. Crianças sob os escombros. Isso é uma atrocidade! Por quanto tempo mais o mundo será cúmplice em ignorar o terror? Feche o céu imediatamente! Pare os assassinatos imediatamente! Você tem poder. Mas você parece estar perdendo a humanidade”, disse em suas redes sociais.
O presidente disse que as concessões são a única forma de terminar com a guerra, mas também destacou que Rússia deverá abrir mão de alguma de suas exigências. Entre elas, está o reconhecimento das repúblicas separatistas de Donetsk e Luhansk, no Leste ucraniano, como territórios independentes.
“A questão aqui não é o que eu posso dar. Em todas as negociações, meu objetivo é acabar com a guerra com a Rússia. E também estou pronto para dar alguns passos”, disse Zelensky.
“E o outro lado também deve estar disposto a fazer concessões – é por isso que elas são chamadas de concessões. Esta é a única forma de sairmos desta situação. Ainda não podemos falar sobre os detalhes. Ainda não tivemos contato direto entre os presidentes. Somente após as conversas diretas entre os dois presidentes podemos acabar com essa guerra”, afirmou.
(Matéria com informações dos portais UOL Notícias, Metrópoles e Agência Brasil)
Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis
Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario