O Museu do Futebol, uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, lançou recentemente a campanha “Chuteira para Todas”. O objetivo é arrecadar chuteiras usadas, porém em bom estado, para beneficiar dois projetos sociais e um time de futebol de várzea que atuam com mulheres nas periferias de São Paulo.
Além disso, os visitantes que doarem uma chuteira ganharão entrada gratuita no museu.
Esta é a terceira edição da campanha, que até agora arrecadou cerca de 300 chuteiras, beneficiando projetos sociais e times amadores de diversas partes do país, inclusive aldeias indígenas. Com a realização da Copa do Mundo FIFA de Futebol Feminino na Austrália e Nova Zelândia que começa neste mesmo dia, o Museu do Futebol busca contribuir para a divulgação da modalidade feminina do esporte.
Últimas Notícias
A iniciativa coincide com a exposição temporária “Rainhas de Copas”, que conta a história dos mundiais de futebol feminino, com destaque para a Seleção Brasileira.
As chuteiras coletadas serão destinadas aos projetos sociais FutVida e Garota 7 Campos, além do time de futebol de várzea Chelsea Feminino. O Museu do Futebol aceita chuteiras de todos os tamanhos e tipos de piso – salão, campo ou society – desde que estejam limpas e em bom estado. Para fazer a doação, os interessados devem levar o material à bilheteria do Museu e, em troca, receberão uma entrada gratuita. Vale lembrar que às terças-feiras a entrada já é gratuita para todos os visitantes.
A campanha “Chuteira para Todas” segue até o final de agosto.
Situado no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, na cidade de São Paulo, o Museu do Futebol ocupa uma área de 6.900 m² e foi inaugurado em 29 de setembro de 2008.
Desde então, já recebeu mais de quatro milhões de visitantes. Sua exposição principal é composta por 15 salas temáticas que retratam de maneira lúdica e interativa como o futebol chegou ao Brasil e se tornou parte de nossa história e cultura.
O Museu do Futebol é administrado pela Organização Social de Cultura IDBrasil Cultura, Educação e Esporte, sob a tutela da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, e foi concebido pela Fundação Roberto Marinho.