PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“A verdade não é virtual”, por Padre Claudio Taciano

Queridos leitores amigos, a sociedade atual experimenta na pele o auge e as consequências da internet e, ao mesmo tempo, o declínio humano e social que solapa a sociedade e arruína as suas bases. A violência, as drogas, o desrespeito crônico e plural tem feito suas vítimas pelo mundo afora. Essa desumanidade, em uma sociedade que tem característica religiosa, que tem mais acesso a informação, indica o quê? Será que estamos desaprendendo a conviver?

Sem dúvida que há evoluções que escondem retrocessos. Sem fraternidade e amor não há família de verdade, ainda que tenha consanguinidade. Casa sem alicerce não se sustenta, mesmo que esteja pintada por fora. Com o auge da web, o diálogo se tornou mais difícil, e o convívio também. Talvez porque sempre tenham sido difíceis, mas agora esgarçou ainda mais.

Há portanto dois mundos: o virtual e o real. Mas um quer devorar o outro. Não quero aqui demonizar a internet, mas salientar que há dois universos, que tem distintas necessidades. A máquina não substitui o ser humano, e também o ser humano não pode abrir mão do progresso, das facilidades atuais. Dependendo da intenção humana, a evolução favorece ou desfavorece. A boa comunicação nasce da verdade e visa a verdade. Sem verdade até o choro é deboche.

É tempo de se descobrir, é tempo de humanamente avançar. Mas cada um precisa ser o sujeito e o protagonista da sua história, do seu aprimoramento. Ser protagonista não significa ser indiferente a tudo e a todos, nem autossuficiente, mas assumir as rédeas da responsabilidade e se assumir. Não é o Estado a bússola da consciência humana. O Estado pode querer mudar a pessoa, a família pode querer mudar a pessoa. mas se ela não quiser, nada feito. Há quem se abandone, mas espere o despertar da consciência dos outros. A responsabilidade social que cada um de nós deve ter não anula a responsabilidade pessoal e própria de cada um.

Em tempos de facilidades, valorize o esforço do outro e o seu. Não se esconda de si, mas desperte sua vitalidade interior. A internet acidentalmente, colocou luzes sobre os problemas individuais e sociais que precisamos superar e resolver. Uma sociedade só evolui verdadeiramente quando o ser humano evolui como pessoa em si, para o outro e para o mundo. Sem humanidade, justiça e fraternidade a evolução industrial, tecnológica e etc., só servirá como pretexto para nos autodestruirmos. Deus nos abençoe e nos dê a sabedoria de Salomão.

(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiario.com)