PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“Dente-de-Leão”, por Luci Bonini

O dente-de-leão é uma das flores mais singulares que existem, e na minha opinião, uma das mais belas. Ela exibe sua beleza na simplicidade. Essa flor amarela e O dente-de-leão pequenina nasce no meio do mato, na grama do seu jardim, em vários lugares a vemos. Um amarelo vivo e brilhante. Linda quando suas sementes estão prontas, elas voam suavemente buscando um lugar para florescer em breve.

Qual de nós nunca soprou um dente de leão que teve suas sementes levadas pela brisa?

Muita gente não sabe, mas além da beleza singela dessa flor, ela ainda tem propriedades: das folhas podemos fazer saladas, ou mesmo refogá-las ou ainda colocá-las numa sopa. Em algumas culturas as flores são utilizadas para fazer vinho. Sabe-se também que ela tem propriedades medicinais, tais como proteger o fígado, prevenir doenças cardíacas, auxiliar no emagrecimento e na saúde intestinal e controlar a diabetes. Acrescente-se a isso seu potencial vitamínico.

Como estamos na primavera, falar de flores sempre dá prazer, mas na verdade meu assunto não são as flores, mas a Educação. Essa mesma com letra maiúscula.

Para mim a Educação é como o dente-de-leão: tão simples e tão rico em sua natureza.

Se a educação fosse uma flor, com certeza ela escolheria o dente de leão, porque as sementes que ela cria vão longe. Viajam quilômetros, se enraízam nos espíritos humanos e transformam vidas para sempre.

A educação tem poderes curativos, nos protege de muitos perigos, previne desatinos, auxilia nas nossas escolhas, sejam quais forem elas.

A melhor forma de educar é manter a simplicidade do dente-de-leão – estar ali pertinho de nós sempre. No nosso jardim, florescendo, colocando suas sementes ao vento e indo florir no vizinho ao lado. Isso é gentileza. Educar é também semear gentileza, empatia…

Pesquisas mais recentes descobriram propriedades na raiz dessa plantinha que podem curar o câncer. Você pode usar o chá de suas raízes para prevenir muitas doenças no seu organismo.

Você pode notar que a Educação para vida toda também pode ser servida todos os dias como um chá para prevenir a falta de ética, de empatia, de respeito, de cuidados com o planeta, de amor a uma criança, de cuidado a um idoso e assim por diante…

(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiario.com)