O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta quinta-feira (11) a nomeação de Ricardo Lewandowski, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), como o novo Ministro da Justiça.
Lewandowski substitui Flávio Dino, que foi indicado por Lula para ocupar uma cadeira no STF.
Lewandowski, que já havia sido indicado ao STF por Lula em 2006 durante seu primeiro mandato, é conhecido por sua atuação no âmbito do garantismo, uma corrente jurídica que enfatiza os direitos e garantias dos réus. Sua trajetória inclui a presidência do STF e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) entre 2014 e 2016, período no qual geriu o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.
Últimas Notícias
- 20 de novembro: entenda a importância da educação para a promoção da igualdade racial e da consciência negra
- Gestão Eduardo Boigues: Itaquaquecetuba é atualmente a sexta cidade menos violenta do Brasil, aponta estudo
- Indivíduo suspeito de ligação com a morte de ‘Pedrinho Matador’ presta depoimento à polícia nesta quarta-feira (13), em Mogi das Cruzes
Além disso, Lewandowski presidiu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de 2010 a 2012, sendo responsável pela implementação da Lei da Ficha Limpa, aprovada em 2010.
Nascido no Rio de Janeiro, o novo Ministro da Justiça é graduado, mestre e doutor pela Universidade de São Paulo (USP), onde também atua como professor desde 1978.