PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Em Suzano, aulas na rede municipal só voltam com autorização da área da saúde, diz Prefeitura

A Secretaria Municipal de Educação de Suzano vem dialogando com profissionais da rede municipal, comissões municipais de educação e com as autoridades de saúde sobre o retorno das aulas ainda neste ano.
Segundo o diálogo, o município não deve realizar consulta pública via internet sobre volta às aulas, “por se tratar de uma questão técnica de saúde”.
Foi informado pela Secretaria que ela está realizando um planejamento e diversas ações para minimizar os impactos da pandemia do novo coronavírus (covid-19) no retorno das aulas municipais.

“Mas esta volta às aulas presenciais só ocorrerá atrelada às condições objetivas da propagação do vírus e segurança sanitária. A indicação de setembro foi realizada pelo Governo Estadual e é uma expectativa se as condições forem favoráveis. Deste modo não se pode prever a data exata do retorno das aulas presenciais em Suzano. Nos mês de agosto se dará continuidade às atividades não presenciais em diferentes linguagens e plataformas”.

A secretaria também já realiza estudos de viabilização interna para os equipamentos municipais, incluindo quais serão as faixas etárias que estarão incluídas nas respectivas etapas.

Vem sendo elaborado um trabalho em conjunto da Educação de Suzano com outras secretarias para assegurar a segurança de alunos e funcionários. A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) também está colaborando, traçando estratégias para que o retorno seja seguro e eficaz, mediante o rigoroso seguimento das recomendações da OMS e da Secretaria Municipal de Saúde, entre outras ações.

Neste momento, a Secretaria de Educação está na fase de diálogos com os servidores da rede municipal de Educação, tendo como objetivo concluir a elaboração do protocolo para o retorno às aulas, com as especificidades de cada unidade.
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Comitê de Ações Contra o Coronavírus, produziu ainda um texto específico de recomendações para a Educação Municipal. Estas informações são usadas como base para o debate com os profissionais da rede.

“A pasta espera ainda a orientação do Conselho Nacional de Educação sobre a possibilidade de se concluir o ano letivo de 2020 excepcionalmente com o aluno em casa, mesmo depois do retorno às aulas, caso seja a vontade da família. Ainda não há data definida para a voltas às aulas presenciais na rede municipal, já que a questão está em debate com pais (por meio dos Conselhos das Escolas), funcionários, professores, comissões municipais de educação e principalmente autoridades da Saúde. Somente depois destas informações será possível definir o retorno presencial, com responsabilidade. O calendário seguirá a avaliação municipal, independente do Estado. A prioridade é a segurança”.