PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“Para não esquecer”, por Luci Bonini

Mnemosine era a deusa grega da memória. Ela era filha de Urano (o Céu) e Gaia (a Terra). Ela foi a mãe das nove musas, mas pouca gente se lembra que os gregos tinham uma deusa guardiã da memória.

No passado muito remoto, a memória era considerada uma das mais importantes virtudes humanas, pois tudo era divulgado oralmente, pelo menos para a grande maioria da população que não tinha acesso à escrita e à leitura.

Vale lembrar também, que os gregos acreditavam que a memória nos diferencia dos demais seres da criação, pois ela nos ajuda a usar a razão e a antecipar acontecimentos.

Dito isso, volto meu pensamento aos candidatos. Se você, meu caro leitor, tem boa memória, procure se lembrar de todos os candidatos com ficha suja antes de votar.

Lembre-se, também, de como os partidos políticos fazem suas propagandas políticas: se eles perdem tempo falando mal dos outros ou se abordam os seus eleitores com planos de governo sérios.

Lembre-se em quem você votou na eleição passada, se foi eleito, se não foi eleito o que fez nesse intervalo entre uma eleição e outra?

Lembre-se como eram os cartazes e os santinhos: mudaram de cor? De slogan?

Mudou de partido? Ele mudou a ideologia de seu partido?

São mais de 545 mil candidatos à espera de um voto!

Não adianta falar que vão melhorar a saúde e a educação. Essas duas plataformas políticas são extensas demais: há pontos específicos na saúde que eles podem pontuar. Em todas as áreas existem questões específicas, seja saúde, educação, segurança, transporte, saneamento etc.  Quais são os maiores problemas nessas áreas na sua região, no seu bairro? Existem coisas que só quem vive num determinado local, sabe apontar as necessidades.

Não temos uma deusa da memória, mas temos registros em jornais, no tribunal eleitoral e na justiça. Busque informações sobre eles. É você que paga o salário dos políticos que você elege, são os impostos que saem do seu bolso que entram no salário deles e nas políticas públicas que eles vão propor.

(Esse texto não expressa, necessariamente, a opinião do site HojeDiário.com)