PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Vacinação contra a Covid-19 em maiores de 90 anos começa na próxima segunda-feira (8), em Suzano

Os idosos com 90 anos ou mais são o público-alvo da próxima etapa da campanha da vacinação contra o novo coronavírus (Covid-19) em Suzano. A vacinação deste grupo se inicia na próxima segunda-feira (08), na Arena Suzano, com a oferta do atendimento no local e também no sistema drive-thru. Já na terça-feira (09), a ação será ampliada para a região norte e para o distrito de Palmeiras, com pontos de vacinação no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Alberto de Sousa Candido e na Escola Municipal (EM) Odário Ferreira da Silva, respectivamente.

Para o primeiro dia de vacinação dos idosos com idade a partir de 90 anos, a Secretaria Municipal de Saúde se prepara para oferecer a dose nas instalações da arena e em sistema drive-thru no Parque Municipal Max Feffer (avenida Senador Roberto Simonsen, número 90, no bairro Jardim Imperador). A ação se inicia às 9 horas e vai até as 17 horas, sendo exigida a apresentação de um documento original com foto e comprovante de residência em Suzano. Para imunização, a pasta pede que o suzanense esteja com um acompanhante.

Os idosos que possuem dificuldades de locomoção poderão ser vacinados dentro do carro particular. O local contará com sinalização e funcionários de apoio que deverão orientar os motoristas ao portão de acesso. A dose também será aplicada no público que comparecer sem o auxílio de carro, por meio de senhas e acomodação dentro do ginásio, respeitando o distanciamento mínimo exigido.

De acordo com a pasta, a previsão é de que o sistema drive-thru ocorra apenas no primeiro dia de vacinação na Arena Suzano. Já a partir de terça-feira (09), também das 9 às 17 horas, o objetivo será ampliar a campanha com pontos de imunização no CEU Alberto de Sousa Candido, que fica no número 570 da rua Teruo Nishikawa, no Jardim Gardênia Azul, e na EM Odário Ferreira da Silva, abrigada na rua Valdir Dicieri, número 305, no Jardim Belém, em Palmeiras.

O secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, afirmou que a missão é garantir a dose para os idosos da região norte e do distrito de Palmeiras. Por isso, foi estudados espaços que atendam à necessidade do momento, sendo lugares amplos e de fácil acesso para a maioria dos moradores da área. Para tanto, também será necessária a apresentação de documento original com foto e comprovante de residência em Suzano.

A expectativa é de que a ação se estenda ao longo da semana, alçando o maior número possível de pessoas dentro da faixa etária estimada. De acordo com a secretaria, com base em campanhas de imunização anteriores, são esperados cerca de 900 idosos com idade acima de 90 anos. As doses separadas para a missão fazem parte do terceiro lote da CoronaVac.

Desde o dia 20 de janeiro, quando a Secretaria Municipal de Saúde vacinou a primeira suzanense, pelo menos 5.297 pessoas já foram imunizadas na cidade. Só na última sexta-feira (05/02), 1.780 doses foram aplicadas, contemplando todos os trabalhadores de saúde atuantes no município que ainda não haviam recebido a vacina.

Força-tarefa

A etapa mais recente da imunização no município ocorreu ao longo desta sexta-feira (05) na Arena Suzano. Pelo menos 1.780 trabalhadores que atuam no apoio administrativo de estabelecimentos de saúde e aqueles que exercem suas atividades como profissionais liberais receberam as doses.

Para tanto, foi exigido um cadastramento prévio em formulário on-line e a apresentação de documento pessoal com foto, documento do conselho de classe e número de registro, além do comprovante de endereço de residência ou do local de trabalho. A força-tarefa garantiu a dose aos trabalhadores que não possuem o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), que, neste caso, tiveram ainda que apresentar algum modelo de comprovação da atuação na área.

Para o prefeito Rodrigo Ashiuchi, que acompanhou de perto os trabalhos na Arena Suzano, a atividade demonstrou o comprometimento das equipes de Saúde. O prefeito agradeceu os profissionais da rede municipal e afirmou que todos são trabalhadores incansáveis e motivo de muito orgulho para Suzano. Ashiuchi frisou que essa é uma operação onde coloca-se todo o empenho do executivo, unindo forças com outras secretarias pelo bem maior da população.