Foto: Divulgação/Câmara de Suzano

Nesta quarta-feira (14), vereadores da cidade de Suzano vão votar um projeto de lei que proíbe que animais sejam mantidos acorrentados em espaços confinados, com potencial de prejudicar sua saúde e bem-estar.
O projeto é de autoria vereador Marcel da ONG.

Segundo Marcel, acorrentar o animal pode acarretar em problemas como solidão, estresse, medo e outros problemas temperamentais.
“Cães e gatos são essencialmente sociáveis e é muito importante seu contato com pessoas e outros animais para seu desenvolvimento físico e emocional”, explica.
“Animais confinados em lugares apertados e insalubres e/ou acorrentados tendem a atacar humanos de forma agressiva”, completou.

Acorrentamento, segundo o projeto, é quando o animal (cães, gatos e outros animais domésticos) é restringido de liberdade e locomoção. O texto também proíbe deixar os animais em ambientes que os privem de livre movimentação, sendo necessário deixá-lo solto em um local que se adeque ao seu peso e tamanho, sendo que o espaço mínimo deve ser estabelecido por órgão competente ou profissional veterinário credenciado.

O projeto também prevê que no caso de animais perigosos e agressivos, eles poderão ser presos pelo tutor, desde que haja a autorização de um órgão responsável ou a declaração de um profissional adequado indicado o potencial perigo do animal. Ele deverá ser acorrentado que não comprometa sua locomoção, nem fira sua pele. Casos como esse serão fiscalizados e, caso estejam irregulares, serão punidos com sanções e multas, com valores a cargo do órgão competente.

Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis

Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario

2 COMENTÁRIOS

  1. Isso vale para esses cães e gatos, que os donos deixam presos em apartamento o dia inteiro,os gatos coitados ficam nas janelas na tela para pegar um pouco de sol,e os cachorros enormes dois ou mais dentro de um apartamento que não tem jeito nem de andar direito, é uma judiação 😕

  2. Isso é ótimo os animais tem que ser bem cuidado mesmo, ter animais tem que ter tempo e ter condições pra manter porque um animal zinho bem cuidado tem gasto igual uma criança eu sei porque tenho a minha adoro mais tem que ter mais fiscalização nas casas fábricas onde tem animais pra ver como é cuidado .suzano precisa disso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui