PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“Acesso aberto”, por Luci Bonini

Eça de Queiroz, grande escritor português disse uma vez: “Políticos e fraldas precisam ser trocados de tempos em tempos, pelos mesmos motivos”.

Quando os políticos começarem a se organizar para os próximos quatro anos, muitas surpresas devem acontecer: projetos de leis que melhoram a vida da população, discursos completamente contrários àqueles que nos torturavam até 2 ou 3 meses atrás.

As mudanças podem significar alguma coisa ou nada, depende de como nós, cidadãos vamos nos comportar. É preciso cobrar o cumprimento das promessas feitas durante a campanha.

Não adianta mudarmos os políticos e esperar que as coisas mudem. É preciso acompanhar as mudanças, participar de debates e exigir mais transparência na divulgação daquilo que a sua prefeitura oferece para o cidadão.

Como então participar destas mudanças? Como fazer para ficar em dia com o que acontece na cidade para que você, eleitor e contribuinte, possa cobrar do seu prefeito ações efetivas para sua saúde, segurança, educação, transporte público e muito mais?

Pensando nisso, fui visitar o site de vários órgãos governamentais: tribunal de contas do estado e da união; Banco Nacional de Desenvolvimento e de algumas cidades da região. Se você cidadão fizer isso, vai conhecer, pelo menos em parte, onde os gestores públicos investem o dinheiro de seus impostos.

Falta capricho na aparência do site da maioria das cidades do Alto Tietê e, principalmente, falta um canal específico dos serviços oferecidos ao cidadão nos portais das prefeituras.

A internet tem sido um bom meio para encontrarmos as informações de que precisamos de maneira rápida e fácil para muitas pessoas, por isso, proponho que uma das primeiras atitudes dos governantes de oferecer um serviço de acesso fácil ao cidadão à internet e em seguida, disponibilizar, com clareza, as informações de que o cidadão necessita, pois assim pode decidir sua vida com mais agilidade.

Que o cidadão não se perca quando busca uma resposta nos portais dos governos, seja federal, estaduais ou municipais.

(Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiário.com)