PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“O amor das mães na luta contra as drogas”, por Felix Romanos

A escultura Pietá de Michelangelo é considerada uma das mais belas e importantes obras da história da arte. Nela é retratada a cena bíblica em que a Virgem Maria segura em seus braços o seu filho Jesus após o martírio da crucificação.

A beleza da imagem de uma mãe em prantos segurando o seu filho assassinado em seu colo é forte e profunda.
Pietá é a tradução italiana da palavra piedade, significa compaixão pelo sofrimento alheio e misericórdia, elementos comuns identificados no amor de Maria e de todas as mães.

A dependência química é uma doença que causa a destruição direta na vida do usuário e também de seus respectivos familiares. Todos são diretamente afetados, a dor é coletiva.

É comum que em face do uso abusivo de drogas, o usuário perder a crítica sobre si mesmo, os relacionamentos são comprometidos, há prejuízos no trabalho, nos círculos sociais e diversas perdas se acumulam em sua vida.

Em decorrência da presença cada vez mais latente das drogas, amigos e familiares se afastam e cada vez mais intenso no consumo, a dependência se torna um ato solitário de destruição. Uma bomba relógio pronta para explodir e destruir todos em sua volta.

De todas as perdas que um usuário pode carregar, o amor materno traduzido na obra de Michelangelo dificilmente se quebra. Essa força inquebrável é um importante passo para ofertar esperança para aqueles que se encontram diante do caos das drogas.

Minha jornada nos anos de drogadição me levaram ao mais profundo abismo. Conheci lugares indescritíveis, fiz coisas horríveis e tive experiências que não consigo elaborar. Entretanto, perdido em mim mesmo e entregue à compulsão pelo uso abusivo do crack, a minha mãe, minha amada mãe, jamais desistiu de mim e a partir de sua persistência, fé, busca por ajuda e amor exigente e incondicional eu encontrei forças para seguir adiante.

Para quem está imerso nas drogas, nada mais faz sentido exceto o consumo, entretanto, por mais que o dependente se perca no uso, abandone empregos, subtraia objetos da própria casa, manipule seus familiares e viva tão somente para as drogas, a mãe, sempre a mãe, é o último elo de uma corrente desgastada e prestes a se romper.
Não há um manual para lidar com as pessoas em situação de uso abusivo de drogas, mas qualquer pressuposto ou caminho deve partir da força do amor.

Após a crucificação de Jesus, Maria escolheu amar como filhos todos os discípulos. A sua vida seguiu na luta intermitente em defesa do amor, ela se entregou, se envolveu e dedicou a vida na fé e no poder do amor.

O ‘Amor Exigente’, grupo de apoio gratuito às famílias de dependentes químicos nasceu a partir do mesmo amor retratado em Pietá. Mara Menezes se via impotente diante da perda de seu filho para as drogas e, assim como Maria, decidiu acolher como filhos todos nós, dependentes químicos, sofrer conosco, chorar nossos choros e se alegrar com nossas conquistas. Juntamente com o amado padre Haroldo, fundaram o ‘Amor Exigente’, com o propósito de reestruturar as famílias a partir de mútua ajuda e ensinar um amor que acolhe, mas exige.

Um amor exigente, indispensável para aqueles que estão em condição de uso abusivo de drogas. Um amor que afaga, mas responsabiliza, abraça, mas condiciona. Um amor que não se submete às manipulações, resiste a força das drogas e esperança as famílias para a reconstrução dos laços perdidos.

É sobre esse amor que devemos nos encorajar a encorajar aqueles que estão em situação de dependência química à buscar recuperação.

O Amor Exigente expandiu e hoje se encontra em muitas cidades do Brasil e do Mundo. Você pode encontrar no site amorexigente.org.br o endereço do grupo em sua cidade. Visite-o, cuide-se! Somente buscando ajuda você poderá ajudar quem ama.

É possível que o amor vença, eu acredito nisso! E por ter essa incondicional fé na potência do amor, me inspiro em Maria e Mara, e assim como na beleza de Pietá, entrego os meus braços para os meus iguais.

Se há alguém em sua família em condição de uso abusivo de drogas e você não sabe o que fazer, como fazer, para onde correr e quem procurar, me coloco em oração e disposição para que juntos, sempre juntos, possamos vencer através da força do amor.

Não posso encerrar sem deixar de agradecer a minha amada mãe e todas as mães que junto com ela se dedicaram em fé e oração para a minha recuperação. Minha amada esposa e companheira teve e tem papel fundamental e determinante em meu processo de renascimento, mas compartilharei sobre isso em outro artigo.
Gratidão mamãe!

Podemos juntos, sempre juntos, somar forças para a recuperação. Sinta-se em liberdade de entrar em contato através do Instagram @felixromanos.

(Esse texto não reflete, necessariamente a opinião do HojeDiário.com)