Foto: Reprodução

Itaquaquecetuba foi classificada como uma das dez cidades com mais roubos e furtos de celulares no estado de São Paulo, em setembro. O levantamento foi feito pelo Departamento de Pesquisas em Economia do Crime da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) e apontou a cidade como a oitava com maior números de assaltos com objetivo de tomar o aparelho celular.

A cidade é a única da região do Alto Tietê a aparecer na lista, com 159 ocorrências somente em setembro. Em agosto, porém, o município nem aparecia no top 10, mas neste mês superou as cidades de Carapicuíba e Ribeirão Preto, que apareceram com respectivamente, 152 e 144 furtos de celular.

A lista é formada por

  • 1) São Paulo – 7836 ocorrências;
  • 2) Guarulhos – 392 ocorrências;
  • 3) Osasco – 366 ocorrências;
  • 4) Santo André – 341 ocorrências;
  • 5) Campinas – 338 ocorrências;
  • 6) São Bernardo do Campos – 328 ocorrências;
  • 7) Diadema – 281 ocorrências;
  • 8) Itaquaquecetuba – 159 ocorrências;
  • 9) Carapicuíba – 152 ocorrências;
  • 10) Ribeirão Preto – 144 ocorrências.

Só em setembro deste ano, foram 23.706 ocorrências envolvendo celulares, sendo 13.097 registros de roubo e 10.609 de furtos em todo o estado. Os números apresentaram uma queda de 3,80% nos roubos e um aumento de 13,62%, em comparação com agosto.

Para o coordenador do Departamento de Pesquisas em Economia do Crime da FECAP, professor Erivaldo Costa Vieira, um dos fatores que tem levado ao crescimento dos crimes é a retomada das atividades normais e outras motivações, como as fraudes e extorsões utilizando os pagamentos via Pix.
“O crescimento desse tipo de crime pode ser uma indicação do retorno das atividades econômicas ao volume ‘normal’, ou seja, com mais pessoas nas ruas, aumenta o número de crimes, no entanto, não é possível descartar, dada a magnitude do aumento das ocorrências, uma mudança na motivação dos criminosos por esse tipo de atividade”, avalia o professor.

(Matéria com informações de Visão Oeste)

Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis

Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui