PUBLICIDADE

“Dia da Água – 22 de Março”, por Luci Bonini

O tema do Dia mundial da Água, este ano é “Água subterrânea: tornando o invisível, visível”

Todos os anos, o Dia Mundial da Água destaca um aspecto específico da água doce. O tema anual é proposto por Membros e Parceiros da ONU-Água.

As águas subterrâneas são um recurso importante que fornece quase metade de toda a água potável em todo o mundo, cerca de 40% da água para agricultura irrigada e cerca de 1/3 da água necessária para a indústria. Sustenta os ecossistemas, mantém o fluxo de base dos rios e evita o afundamento da terra e a intrusão da água do mar.

As águas subterrâneas são parte importante do processo de adaptação às mudanças climáticas e muitas vezes são uma solução para pessoas sem acesso a água potável, apesar disso as águas subterrâneas estão fora de vista e fora da mente para a maioria das pessoas. As atividades humanas (incluindo crescimento populacional e econômico) e a variabilidade climática estão aumentando rapidamente a pressão sobre os recursos hídricos subterrâneos acabam se tornando sério problema de esgotamento e poluição para muitas partes do mundo.

Um Dia Mundial da Água focado nas águas subterrâneas melhoraria a troca e a colaboração do conhecimento sobre essa temática e, assim, aumentaria a conscientização sobre a importância de cuidar de nossas águas subterrâneas.

Este ano o planeta chegará a 8 bilhões de habitantes e, até o momento em que escrevo essas linhas, 170 mil é o número de mortes causadas pelas doenças relacionadas à água e quase 784 milhões de seres humanos não têm acesso a uma fonte de água potável.

A América Latina, e mais especificamente o Brasil, é o país com o maior volume de água potável e subterrânea no mundo. Isso é para ser pensado e para ser resguardado.

(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiario.com)