“Nas dificuldades encontramos a motivação”, por Padre Claudio Taciano

Vivemos em um mundo complexo e plural, contraditório e em constante mudança. E neste cenário, como desejaríamos que diante de tantas perguntas as respostas fossem mais céleres; que os problemas fossem anulados e esquecidos; que as boas lembranças se eternizassem e as amarguras se dissipassem.

Mas o mundo que sonhamos está dentro de cada um de nós, pois o nosso universo interior é tão real que é capaz de incidir no mundo que vivemos. Somos partículas deste todo que nos rodeia. O mal que fazemos ao outro nos atinge, assim como o contrário. Somos ao mesmo tempo vítimas e algozes de nós mesmos. Em alguns casos, destruímos para construir e construímos para destruir.

Tal paradoxo ou contradição realça, em nível geral, a nossa grande estrutura biológica, dada pelo Criador. O ser humano é complexo na sua essência, para descomplicar o que é difícil. Somos mais capazes do que imaginamos. Ainda que não entendamos tudo, podemos aprender, aperfeiçoar e inovar. Podemos conviver melhor, trabalhar melhor e cuidar melhor de tudo que está à nossa volta. Então, despertemos cada átomo e célula que está em nosso corpo com um banho de esperança e fé.

Faz parte da natureza mudar, se mover e se alimentar. Em relação a vida não é muito diferente. Que santa contradição é a vida, do veneno se faz o antídoto .Da semente morta uma nova vida brota. No mosaico das dificuldades devemos ter olhos e percepções de artistas que conseguem encaixar as pedras quebradas e transformá-las numa bela e valorosa obra de arte. Do caos podemos achar algo de valor, da dor podemos encontrar a resistência, das injustiças a robustez do caráter. Tudo é possível quando cremos em Deus e em nós e também na força do bem que dissipa o mal. Deus nos abençoe e nos guarde.

(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiario.com)