PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“O desafio do pós-venda”, por Rebeka Assis

Quem tem um negócio, sabe o quanto é difícil para conseguir os primeiros clientes. Ganhar a confiança das pessoas e convencê-las de que o seu produto vale a pena é um exercício diário.

Porém, mais desafiador que conquistar um cliente é mantê-lo fiel à sua empresa. E acredite: isso custa quase nada.

E se você deseja isso para a sua empresa, o primeiro passo é desenvolver a parte de pós-venda. Por isso, siga com a leitura e conheça 3 passos para começar com a fidelização de seus clientes.

1. Aprenda a lidar com as críticas (e não leve para o pessoal)

É óbvio que ninguém gosta de receber uma crítica negativa sobre o seu trabalho. Além disso, sabemos também que existem críticas “propositais”, só para prejudicar a concorrência.

Mas para o texto, vamos supor que a sua empresa deu uma “escorregada” e recebeu uma reclamação legítima.

Primeiramente, entenda que quem se expõe – seja abrindo um negócio, trabalhando com público etc. – está passível a receber críticas. Entenda que isso não é uma crítica direta a você ou a todo o esforço que despendeu para o negócio sair do papel.

É – e precisa ser – uma situação excepcional, que não acontece com frequência. Assim, sua cabeça fica tranquila e você consegue pensar em uma solução racional.

2. Não tenha uma empresa “duas caras”

Na hora da venda, todo mundo está feliz, com um sorrisão no rosto e quase “casando” com o cliente.

Só que o produto dá algum probleminha, até que simples de resolver.

E é aí que a sua empresa perde a credibilidade.

Inúmeros processos judiciais da área de Direito do Consumidor poderiam ser evitados, caso a empresa se dispusesse a resolver a questão com a mesma disposição que teve, ao realizar a venda.

Por isso, não aja por conveniência, dando atenção apenas ao cliente inicial. Até porque, além de perder um comprador recorrente, a sua reputação começará a ganhar avaliações nada agradáveis.

E aí, meu amigo, não há “mega promoção” que resolva.

Aplique três valores no seu dia a dia

Atenção, agilidade e empatia.

Essas três palavrinhas podem salvar o seu negócio e ainda te colocarem na boca das pessoas, como a empresa que se preocupou com o cliente.

Atenção, para evitar que os erros ocorram e seja necessário gerenciar uma crise de pós-venda.

Agilidade, para atender a reclamação e gerar uma solução boa para o cliente e sua empresa, de forma ágil e eficaz.

E empatia, colocando-se no lugar da pessoa que confiou o dinheiro dela ao seu negócio, esperando um resultado positivo que não aconteceu.

Por isso, acrescente cordialidade no seu atendimento. Tenho certeza de que fará toda a diferença.

“Mas Rebeka, o pós-venda funciona apenas quando algo dá errado?”

De jeito nenhum. O pós-venda – para receber o feedback do cliente e reforçar a relação de confiança – é imprescindível para fidelizar novos clientes e até economizar uma grana com a parte de divulgação, já que o “boca a boca” estará garantido.

Porém, isso é assunto para um próximo texto…

Gostou deste texto? Achou a linguagem bacana?
Então, não deixe de conferir mais artigos na minha coluna no “Hoje Diário”, com textos rápidos e direto ao ponto, sobre Direito do Trabalho, LGPD e Empreendedorismo. Para enviar dúvidas, sugestões e acompanhar dicas para você e sua empresa, basta seguir @rebeka__assis no Instagram ou acessar www.rebekaassis.com.br
.  

Ótimo dia e ótimo trabalho!

(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiario.com)