PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Transporte público em Suzano não terá passagem gratuita, no domingo (30) de eleições; PSOL tenta reverter a decisão

Em Suzano, o transporte público não deverá ter passagem gratuita, no próximo domingo (30), data que marca o segundo turno das eleições.
Segundo a Prefeitura da cidade, haverá reforço na frota no dia, mais do que em um domingo comum. No entanto, não está prevista gratuidade específica na tarifa além daquelas já existentes, como para os idosos, uma vez que não há planejamento financeiro para tal medida.

Na cidade de São Paulo, por exemplo, haverá gratuidade nos ônibus de transporte público municipal na data. O transporte será gratuito em qualquer linha das 6 às 20 horas. As catracas ficarão travadas e os passageiros vão embarcar pela porta traseira.

Na cidade de Suzano, nesta quarta-feira (26), o diretório municipal do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), protocolou na Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, na Radial Transportes e na Câmara Municipal de Vereadores, um pedido de gratuidade nos transportes públicos da cidade no domingo (30).

Segundo os dirigentes da sigla no município, a solicitação, feita em forma de caráter excepcional, vem ao encontro da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que em 20 de outubro de 2022, autorizou Prefeituras e empresas concessionárias do transporte público de todo o Brasil a concederem passe livre no transporte público coletivo.
A decisão teve o respaldo do Ministério Público de São Paulo, que também se manifestou a favor.

O ministro do STF, relator Luís Roberto Barroso esclareceu que a autorização do transporte gratuito nas linhas de ônibus, trem e metrô leva em conta a desigualdade social extrema no país, o contexto de empobrecimento da população e a obrigatoriedade do voto, um dos instrumentos para o exercício da cidadania e essencial para a democracia.

O presidente do PSOL de Suzano, Fábio Torres, destacou que somente em Suzano o primeiro turno registrou 45.122 abstenções, que corresponde a 19,77% do número de eleitores.
“Várias cidades em todo o País estão se mobilizando para garantir esse direito, fundamental para o exercício da cidadania por meio do voto. No primeiro turno, cerca de 64 cidades brasileiras, sendo 16 capitais, ofereceram Passe Livre no dia da votação. Esperamos que nossos gestores municipais se sensibilizem com esse pedido, que é legítimo ainda mais nesse momento que a humanidade passa”, frisou.

Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis

Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario