PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Passagem de ônibus será gratuita na cidade de São Paulo no próximo domingo (30), dia de eleições; Cidades da região do Alto Tietê não devem oferecer passe livre 

A cidade de São Paulo terá gratuidade nos ônibus de transporte público municipal neste domingo (30), quando ocorre o segundo turno das Eleições de 2022. O transporte será gratuito em qualquer linha das 6 às 20 horas. As catracas ficarão travadas e os passageiros vão embarcar pela porta traseira. 

A iniciativa tem como base a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que liberou o transporte público gratuito no segundo turno das eleições. A decisão permite que os prefeitos que adotarem a medida não sejam responsabilizados por improbidade administrativa ou crime eleitoral.

Na capital, a decisão foi tomada pelo prefeito, Ricardo Nunes, após uma reunião com o secretariado. A gestão municipal colocará mais 2 mil ônibus em circulação, com o custo estimado de R$ 7 milhões.

Ricardo Nunes disse estar “convicto” de que o transporte não influenciou no índice de abstenção no primeiro turno, mas que decidiu tomar essa medida “como sinalização da prefeitura para fortalecer a democracia e facilitar o deslocamento dos eleitores”, disse. Segundo ele, as estatísticas mostraram que as maiores abstenções foram nas regiões centrais da cidade, por motivos diversos. 

Região

Em Mogi das Cruzes, até o momento não está prevista a gratuidade no transporte público coletivo municipal. De acordo com a administração do município, essa é uma medida que envolve custos para a operação e o sistema municipal não tem subsídio, ou seja, não tem recursos previstos no orçamento para essa gratuidade. Porém, assim como ocorreu no primeiro turno, a operação terá reforço das linhas durante todo o horário de votação. 

A mesma situação ocorre em Suzano. De acordo com a Prefeitura, a frota terá mais ônibus do que em um domingo comum. No entanto, não está prevista gratuidade específica na tarifa além daquelas já existentes, como para os idosos, uma vez que não há planejamento financeiro para tal medida.

Ainda segundo a administração municipal, a concessionária do transporte também foi comunicada a providenciar adequações nos seus itinerários em relação às vias que tiverem interdições no trânsito em frente aos locais de votação e a providenciarem os desvios necessários.

A Prefeitura de Poá informou que, de acordo com a Secretaria Municipal de Transportes, não haverá medidas especiais com relação ao transporte público. 

Ferraz de Vasconcelos comunicou que a situação ainda está sob análise da gestão municipal.

A equipe do portal HojeDiario.com também solicitou informações para a Prefeitura de Itaquaquecetuba, mas não obteve retorno até o fechamento desta reportagem.

(com informações da Agência Brasil)

Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis

Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario