PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“As crianças e o Natal”, por Luci Bonini

Atribui-se a São Francisco de Assis a encenação do primeiro presépio em 1223, registrada por São Boaventura, um monge franciscano, nascido cinco anos antes da morte de Francisco.

São Boaventura explica que São Francisco montou um presépio vivo, composto por uma manjedoura, um boi e um burro, como parte de uma missa de véspera de Natal.

Depois disso, a prática se popularizou e se espalhou por toda Europa em, mais ou menos, cem anos. Com o tempo, foram usadas estátuas, em vez de pessoas e animais vivos, o que acabou incentivando as pessoas a construírem seus presépios domésticos que fazem parte do Natal hoje.

Os presépios retratam os pastores e os magos presentes na manjedoura imediatamente após o nascimento de Cristo, mas o Evangelho de Mateus sugere que os magos seguiram a estrela até a casa de Jesus um ano ou mais depois de sua morte.

Muitos estudiosos acreditam que o presépio mais antigo da Itália é um grupo de figuras de mármore alojadas na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, e atribuídas ao escultor Arnolfo di Cambio, datados de 1284 a 1289.

O Guinness Book cita um presépio criado por Tomáš Krýza (1838-1918) como a maior do mundo em seu tipo. Um tecelão de meias que viveu em Jindrichuv Hradec, onde hoje é a República Tcheca, Krýza passou sessenta anos na elaborada exibição, que apresenta 1.389 figuras de humanos e animais. Krýza começou com o presépio e ao longo das décadas o ampliou, hoje abrigado em um museu em Jindrichuv Hradec, para retratar outros temas bíblicos e cenas da vida cotidiana no século XIX.

No Brasil, o município de Triunfo (PB) entrou para o RankBrasil em 2006, pois possui o presépio permanente do país, fazendo com que a fé e a crença das pessoas na época natalina fiquem na cidade o ano todo.

Por falar em presépio, lembrem-se das crianças neste Natal, principalmente as que precisam de nossa ajuda. Como eu disse ainda há pouco, numa conversa com uma amiga: Ajudar uma criança necessitada no Natal é como ter no colo o Menino Jesus durante o ano todo!

Feliz Natal!

(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiario.com)