PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Balanço da GCM soma mais de 18 quilos de drogas apreendidas em Suzano

Números divulgados pela Secretaria de Segurança Cidadã de Suzano mostram que a Guarda Civil Municipal (GCM) apreendeu 18,8 quilos de entorpecentes neste ano, entre cocaína, crack e maconha acondicionados em 14.571 pinos, papelotes e envelopes para o tráfico. Os dados correspondem a uma média mensal de 1,5 quilo de drogas e pouco mais de 1,2 mil invólucros retirados das ruas durante o período.

O trabalho realizado inclui todos os agentes da corporação: da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), Ronda Ostensiva Motorizada (Romo), Canil, Patrulha Maria da Penha e Base de Segurança Integrada (BSI), que fica localizada na Praça João Pessoa. Algumas dessas ações ainda tiveram o auxílio das câmeras da Central de Segurança Integrada (CSI).

De acordo com o levantamento, junho foi o mês com maior volume de apreensões de cocaína e maconha. No caso da primeira droga foram localizados 752 pinos e envelopes, totalizando quase 900 gramas. Por sua vez, a segunda teve 919 papelotes apreendidos, que somaram 2,22 quilos.

No caso do crack, que é um subproduto da pasta de cocaína, a maior apreensão foi em novembro, quando pouco mais de 2 mil pinos e pedras foram encontrados, resultando em 1,43 quilo.

As ações promovidas pela GCM com foco nos entorpecentes, seja por denúncia ou patrulhamento, ainda resultaram na apreensão de 322 fracos de lança-perfume, 37 papelotes de skank – derivado da maconha -, dez comprimidos de ecstasy e mais 22 papelotes de haxixe, outra droga feita com a Cannabis sativa.

O empenho contra a venda de entorpecentes também ocorreu pelo lado financeiro, com a apreensão de R$ 9,67 mil durante o ano. Destaque para novembro, quando as investidas das GCM retiraram R$ 1,85 mil do tráfico. Ainda no período ocorreram 32 detenções e apreensões de cinco veículos, duas armas falsas, uma arma de fogo e quatro adolescentes infratores.

Outras ações

A GCM também realizou ações voltadas à resolução de crimes. Recuperação de veículos roubados ou furtados, detenção de suspeitos e averiguação de carros, motos e pessoas estão entre os trabalhos promovidos pela corporação.

Um dos atendimentos que mais chamam atenção são aqueles voltados para denúncia de perturbação do sossego, o que engloba som alto em qualquer horário, por exemplo. A ação não é exatamente um crime, mas sim uma contravenção, ou seja, um ato irregular de menor gravidade, mas que gerou 779 chamados à GCM desde o começo do ano – uma média mensal de 70 denúncias.

Outro destaque fica para a abordagem de pessoas com alguma irregularidade, como foragido da Justiça ou suspeito de ter praticado crimes. Para esse indicador foram 167 ações registradas, 103 averiguações de atitude suspeita e 74 fiscalizações em veículos.

Fora da esfera criminal, os agentes atuaram como apoio a outros setores. No que diz respeito a iniciativas da prefeitura, a corporação prestou atendimento em 160 situações para o Departamento de Fiscalização de Posturas e em 11 para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Nas ruas de Suzano, a GCM prestou auxílio em 28 acidentes de trânsito sem feridos e em outros 21 com pelo menos uma vítima. Os guardas ainda promoveram a apreensão de 27 veículos.

O secretário interino de Segurança Cidadã, Afrânio Evaristo da Silva, destacou o bom nível de produção das equipes em uma cidade de porte médio como Suzano. “Um dos pontos que a gente defende para a prestação de um bom serviço como força auxiliar de segurança é o de não baixar a guarda e manter sempre os olhos atentos em nossa cidade, seja por meio de patrulha, atendimento a denúncia ou de qualquer outro mecanismo que possa nos levar a impedir ou ajudar a solucionar um crime. Certamente, isso se soma aos treinamentos que realizamos e à convocação de aprovados em concursos para aumento do efetivo. Somente neste mês foram 16 novos agentes que passaram a trabalhar na corporação e 76 pistolas para uso dos guardas”.

O prefeito Rodrigo Ashiuchi, por sua vez, ressaltou a criação da patrulha ambiental e o apoio que recebe de parceiros políticos para o bom funcionamento da GCM. “Acredito que a criação do Grupamento de Patrulhamento Ambiental (GAP) foi uma das grandes conquistas que tivemos durante o ano, incluindo aí um veículo exclusivo que será utilizado pelos agentes. Nossa ideia é aprimorar ainda mais nossa fiscalização de crimes contra o meio ambiente, dentre eles o despejo irregular de resíduos sólidos”, apontou. “Mas tudo isso é feito graças aos nossos parceiros vereadores e deputados estaduais e federais. Sem eles, que nos mandam recursos das três esferas de governo, seria impossível manter uma GCM forte e atuante como a nossa”, completou.

Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis

Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario