Procon de Suzano alerta para os cuidados na compra do material escolar

PUBLICIDADE

A informação adequada sobre direitos do consumidor pode contribuir significativamente para uma compra consciente do material escolar neste mês de janeiro. Pensando nessa situação, o Procon de Suzano busca orientar as famílias para garantir a decisão mais adequada no momento da aquisição dos itens solicitados pelas escolas e evitar pagar um preço muito alto em um item que pode estar mais em conta em um estabelecimento concorrente.

Os cuidados na compra do material começam na escolha do estabelecimento ou site em que os itens serão adquiridos. Neste caso, a escola pode fornecer aos responsáveis pelos alunos quais são os materiais que deverão ser adquiridos para este ano letivo e fica a cargo da família dos estudantes onde é melhor comprar os objetos, como explicou a diretora do Procon Suzano, a advogada Daniela Itice.

“As instituições de ensino devem indicar a lista de materiais completa aos responsáveis sem exigências relacionadas ao preço e marca, a não ser um item específico, independentemente do seu valor de mercado. Já o local de compra deve ser escolhido pela família ou pelos alunos, sem a necessidade de orientação por parte das escolas sobre indicar o local para a aquisição dos itens e, no caso de grande volume de compra, negociar o valor para ter um desconto”, destacou.

Na hora da escolha do que levar, é preciso ficar atento em relação à qualidade de alguns itens pedidos, que devem apresentar o selo do Inmetro para serem comercializados. Esse é o caso de apontadores, tintas, lápis de cor e compassos, dentre outros. A certificação é obrigatória e garante a segurança do produto para uso de crianças.

Outra dica valiosa também lembrada por Daniela, e que garante uma grande economia, é o reaproveitamento de materiais do ano anterior que ainda podem ser aproveitados em 2023, como livros didáticos e cadernos sem uso. “Sempre vale conversar com as famílias de outros estudantes para verificar o reaproveitamento do material. Esse procedimento não trará gastos e ainda terá manterá em circulação um item que, por muitas vezes, poderia ir para o lixo”, definiu a responsável do Procon de Suzano

Para outros esclarecimentos, os munícipes podem entrar em contato com o Procon Suzano por meio de atendimento presencial, na rua Baruel, 126, no Centro, ou pelos números de telefone (11) 4744-7322 e (11) 4744-7461.

Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis

Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario

Deixe um comentário

Send this to a friend