PUBLICIDADE

Ações: Prefeitura de Suzano realiza curso de formação para agentes de segurança escolar

As Secretarias de Educação e de Segurança Cidadã promoveram, nesta última quarta-feira (12), um curso de formação para agentes de segurança escolar com o intuito de reforçar as orientações sobre o sistema de monitoramento aplicado às unidades da rede municipal de Suzano.

O encontro, realizado durante a noite no Complexo Educacional e Cultural Mirambava, no centro, contou com as presenças do secretário municipal de Educação, Leandro Bassini; da gestora estratégica da pasta, Renata Priscila Valencio Magalhães; do diretor da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã, Wesley Fernandes; do subcomandante da Guarda Civil Municipal (GCM), André Alves da Silva; e do assessor estratégico da Controladoria Geral, César Braga.

Na oportunidade, foi explicado aos participantes todos os aspectos relacionados à estrutura que envolve a comunicação da escola com a equipe de apoio da área de segurança no município. Para esclarecimentos quanto às ferramentas tecnológicas que dão suporte ao monitoramento, foi convidado o gestor operacional da empresa Sniper Segurança e Serviços, Francisco de Assis Balbino Dias. A companhia é responsável pela instalação e manutenção dos equipamentos eletrônicos que conectam as escolas à Central de Segurança Integrada (CSI), que definirá o comando a ser designado para cada ação com o suporte das câmeras instaladas nas unidades escolares.

Novos testes com os aparelhos de segurança foram realizados para atestar o funcionamento correto dos dispositivos. Chamadas de “botoeiras silenciosas”, os comandos são acionados para avisar a CSI de forma silenciosa, evitando qualquer movimentação indevida.

O secretário interino de Segurança Cidadã de Suzano, Afrânio Evaristo da Silva, ressaltou que a GCM está estruturada para garantir a resposta adequada em caso de necessidade.
“Todos os nossos grupamentos estarão percorrendo as escolas para garantir tranquilidade à população. Temos a estrutura do CSI para manter um monitoramento da movimentação nas unidades de ensino a partir das imagens das câmeras e pelas informações pertinentes que fomos recebendo. Os treinamentos e as formações são fundamentais para manter todos preparados para atender e proteger a comunidade escolar”, afirmou o chefe da pasta.

O secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, destacou que a administração municipal tem proporcionado as condições adequadas para que alunos e funcionários possam ter a tranquilidade de cumprir suas jornadas nas unidades de ensino.
“Investimos em tecnologia e preparo dos agentes escolares para que a rotina seja preservada. Contamos com a parceria da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã, com suas equipes e câmeras, e da empresa Sniper, para intensificarmos a conexão com o nosso sistema de segurança. Nosso objetivo é proporcionar um ambiente seguro para que o processo de aprendizagem transcorra naturalmente”, pontuou Bassini.

Medidas

A formação faz parte de um conjunto de medidas que vêm sendo adotadas pela administração municipal para garantir tranquilidade à população com relação à segurança escolar. Na segunda-feira (10), foi iniciada a operação “Escola Segura”, que consiste na visita de agentes da GCM a todas as unidades da rede municipal de ensino. A nova rotina tem a intenção de encurtar uma ação de intervenção caso seja necessária. Isso porque, com os guardas próximos, a ativação do alerta à CSI, ou diretamente à corporação, garantirá uma resposta mais ágil e efetiva.