A Prefeitura de Suzano, através Secretaria de Saúde de Suzano apresento nesta semana o projeto “Farmácia Universitária Solidária”, que garantiria o recolhimento de medicamentos não utilizados nos lares e disponibilização destes ao público.
O projeto, elaborado junto a Unipiaget e que terá seu funcionamento prático a partir da próxima segunda-feira (24).
A ação prevê uma cooperação mútua para o benefício de munícipes, alunos da universidade e do próprio meio ambiente.
Em um primeiro momento, serão disponibilizados cestos para coleta de medicamentos nas 12 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Suzano para que a população deposite as cartelas abertas de fármacos diversos, desde que estes estejam no prazo de validade. Toda a arrecadação será encaminhada à Unipiaget.
A partir disso, os estudantes terão a oportunidade de analisar os remédios, fazendo a triagem destes e estudando suas propriedades. Ao final do processo, os fármacos serão colocados à disposição de todos os públicos em um consultório próprio da universidade, que funcionará de segunda a sexta-feira, das 13 às 17 horas. As substâncias que passarem do período de validade antes de serem retiradas pela população serão recuperadas pela Saúde suzanense para o descarte adequado.
Últimas Notícias
Segundo o coordenador da Vigilância Sanitária de Suzano, Mauro Vaz, todos os ambientes nos quais os fármacos serão analisados foram aprovados nas inspeções do setor.
“Queremos garantir que não haverá nenhum tipo de contaminação no momento do retorno dos remédios aos munícipes. Estivemos nas instalações da Unipiaget nas últimas semanas e elas são mais que adequadas para manuseio dos medicamentos e realização desta importante ação”, confirmou o diretor da Vigilância Sanitária.
Pedro Ishi postulou que o projeto garante benefícios em todas as vertentes possíveis.
“Esta é uma parceria positiva a todos, pois ao passo que os suzanenses poderão ter acesso a orientações profissionais ao retirar um medicamento neste novo posto, os alunos terão a possibilidade de desenvolver suas práticas e, paralelo a isso, evitar o descarte irregular de itens. Todos saem ganhando”, comentou.
Reitor da Unipiaget, Marcus Rodrigues pontuou que a parceria será fundamental para cumprir uma das missões da Unipiaget.
“Nosso objetivo é fazer a diferença na vida das pessoas, oferecendo uma formação de excelência e abraçando também a comunidade por meio da oferta de vários serviços gratuitos, pois quando inauguramos uma ‘Farmácia Universitária Solidária’, todos ganham. Os alunos aprendem na prática, a comunidade tem acesso à atenção farmacêutica e medicamentos gratuitos e o meio ambiente não sofre com o descarte inadequado de remédios”, destacou o reitor.
O prefeito Rodrigo Ashiuchi enalteceu o pioneirismo da ação, que nunca havia sido realizada antes no Alto Tietê.
“Este projeto é único na região, o que mostra o espírito de inovação que implantamos na cidade”, disse.
Os endereços de todas as UBSs do município podem ser encontrados no link suzano.sp.gov.br/web/saude/unidades-basicas-de-saude/lista-de-enderecos/.