PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“Conselho do Direito das Mulheres em Suzano”, por Alex Santos

O Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Suzano (CMDM) tem relação direta com o poder público, sendo ligado à Secretaria Municipal de Governo.

O conselho foi criado por meio da Lei Municipal 3.424 de 28/03/2000, tendo como objetivo promover políticas públicas voltadas à mulher e suas necessidades, a fim de garantir a igualdade de oportunidades e a assegurar à população feminina a promoção da cidadania plena e a eliminação de todas as formas de discriminação, dando voz e oportunidade para que as mulheres apresentem suas questões e demandas.

Hoje, o grupo é presidido por Laís Matos, representante do poder público, com a vice-presidência e advogada Maria Margarida Mesquita, integrante da OAB Suzano e presidente da Comissão da Mulher Advogada, que representa a esfera civil.

Este trato é provido por meio de um grupo que, assim como em outras entidades desta natureza, avalia diversos aspectos dos serviços e atendimentos públicos para indicar potenciais questões que podem ser aprimoradas, abolidas ou implementadas, de forma que tenhamos o lado da cidadã representado em todas as decisões. Este modelo é essencial para que mantenhamos uma atuação plenamente democrática no nosso governo, pois assim, temos mais caminhos para acolher demandas e, de forma conjunta, trabalhar para solucioná-las.

Para manter essa conexão, organizamos ações e reuniões de forma constante para alinhar projetos e celebrar datas comemorativas. A exemplo, desde o mês de março, estivemos realizando ações orientativas junto ao CMDM para atingir as mulheres que integram entidades e associações parceiras. Com duas edições feitas na Associação de Apoio à Mulher ao Adolescente e à Criança Esperança (Aamae) e na Comunidade Kolping, atingindo cerca de cem pessoas com uma rede para fortalecimento psicológico e instrucional acerca de equipamentos municipais de uso feminino.

Inclusive, a mediação para encaminhar certas ações nestes projetos parte também da parceria Governo/Conselho. Hoje, nossa cidade conta com a Sala Rosa da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), equipamento que oferece suporte psicológico para vítimas de violência doméstica; e a Patrulha Maria da Penha, grupamento da Guarda Civil Municipal (GCM) especializado no suporte à mulher em ocorrências como violência doméstica. Em ambos, o acompanhamento direto é feito pela Secretaria Municipal de Segurança Cidadã, mas é nosso dever apontar e indicar sugestões feitas pelo CMDM.

Tudo isso passa pelo diálogo e pela confiança depositada por ambas as partes. O conselho, que representa as mulheres suzanenses, trabalha conosco para garantir avanços por uma sociedade mais justa e menos misógina, sendo este um dos pilares da gestão Rodrigo Ashiuchi.

Vale lembrar que este conselho é uma das várias iniciativas voltadas para promoção da igualdade e garantia dos direitos femininos em nossa Suzano. A exemplo, além do CMDM e dos já citados serviços, nós temos as Promotoras Legais Populares, ação acompanhada pelo Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe) que busca garantir informação e noções de Direito ao público feminino por meio de aulas temáticas. A ação tem supervisão da dirigente do Saspe e primeira-dama de Suzano, Larissa Ashiuchi, que também é presidente de honra do conselho.

Tudo isso é feito com foco no público feminino, que tanto faz pela nossa cidade. Por isso, é nosso dever ouvi-las e atendê-las da melhor forma, sendo algo possível graças a este essencial conselho municipal, uma das mais poderosas e verdadeiras ferramentas da prática democrática em Suzano.

(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiario.com)