Oferecendo mais inclusão para comunidade, a Prefeitura de Suzano lançou um novo projeto, a Central de Interpretação de Libras (CIL). O programa inédito na região, tem parceria com o Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe) e a Secretaria Municipal de Comunicação Pública e promete trazer um atendimento especial para deficientes auditivos e pessoas surdas acessar os serviços públicos municipais com mais acessibilidade.
O serviço funcionará majoritariamente por meio de videochamadas agendadas com até cinco dias úteis de antecedência em parceria com a Secretaria de Comunicação Pública. Segundo explica o chefe da pasta, Paulo Pavione, a iniciativa já estava sendo estudada há pelo menos seis meses em colaboração com integrantes da comunidade surda no município.
Últimas Notícias
”Fico muito contente em abraçar esse projeto junto ao Saspe e ao prefeito Rodrigo Ashiuchi para podermos dar início a esse capítulo voltado à comunicação e à inclusão”, disse Pavione.
“Nosso objetivo é garantir o direito inalienável de comunicação plena durante os atendimentos nos serviços públicos municipais, sendo um projeto experimental que vem ao encontro das necessidades que observamos no dia a dia da administração pública”, explicou a dirigente do Saspe, a primeira-dama Larissa Ashiuchi.
Pioneiro no Alto Tietê, a central atuará de segunda a sexta-feiras das 9 às 16 horas e poderá ser acionada por meio de agendamento prévio no formulário on-line disponível no link bit.ly/cilsuzano.
O programa pode ser solicitado igualmente de maneira emergencial pelos próprios atendentes dos equipamentos públicos municipais, assegurando o auxílio de intérprete de Libras propondo atendimento total a todos os serviços públicos, como na rede Atenção à Saúde, na Assistência Social, Centro de Unificado de Serviços (Centrus), ao Fundo Social de Solidariedade e ao Procon.
Por fim, o prefeito Rodrigo Ashiuchi celebrou a conquista e também reforçou a relevância da iniciativa. “Me sinto muito contente e honrado em contribuir com esse projeto que fará a diferença no cotidiano de tantas pessoas que precisam. Estarei acompanhando de perto a evolução desse serviço inédito na cidade e firmando meu compromisso para que a central de interpretação possa avançar cada dia mais”, ressaltou.
O vereador Jaime Siunte foi o autor da Lei Municipal 5.415/2023, que autoriza a criação da CIL.