PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Planos de saúde passam a ser obrigados a oferecer dois novos tratamentos contra o câncer de ovário e de próstata metastático

Novos tratamentos para o câncer devem ser cobertos pelos planos de saúde, conforme recente decisão da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O foco destes tratamentos está no câncer de ovário e no câncer de próstata metastático. A atualização da lista de coberturas obrigatórias foi publicada no Diário Oficial da União recentemente, após reunião da ANS no início de maio deste ano.

Trata-se da segunda atualização na lista de coberturas obrigatórias este ano. Os tratamentos agora cobertos incluem olaparibe em combinação com bevacizumabe para câncer de ovário e darolutamida em combinação com docetaxel para câncer de próstata metastático.

Além disso, a resolução da ANS prevê a cobertura para um teste genérico de deficiência de recombinação homóloga. Este teste é utilizado para diagnosticar pacientes que podem se beneficiar do tratamento de câncer de ovário com a combinação de olaparibe e bevacizumabe.

A inclusão de novos procedimentos no rol de coberturas obrigatórias dos planos de saúde não é um evento isolado. Em fevereiro, a ANS já havia ampliado a lista para incluir tratamentos para atrofia muscular espinhal em bebês (onasemnogeno abeparvoveque), dermatite atópica grave em adultos (dupilumabe), linfoma de células do manto em adultos (zanubrutinibe) e osteoporose pós-menopausa em mulheres idosas (romosozumabe).