PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Secretaria da Saúde de Suzano participa de conferência em Campinas para aperfeiçoamento do SUS

A 9° Conferência Estadual de Saúde, que aconteceu em Campinas, contou com a presença de membros Secretaria de Saúde de Suzano. Realizada de segunda-feira (29) a quarta-feira (31) desta semana, a conferência foi uma parceria entre o Conselho Estadual de Saúde (CES) e a Secretaria de Estado da Saúde. O objetivo principal foi debater e propor melhorias para o Sistema Único de Saúde (SUS), com foco na universalidade, acesso equitativo e cuidado integral dos pacientes, além de assegurar financiamento suficiente.

A conferência, cujo tema foi “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – amanhã vai ser outro dia”, visava estabelecer diretrizes para que o estado de São Paulo possa contribuir na 17ª Conferência Nacional de Saúde, a ser realizada em Brasília entre os dias 2 e 5 de julho.

Entre as propostas de Suzano, destaca-se a revisão dos mecanismos de financiamento federal das políticas de saúde. A proposta questiona a Emenda Constitucional número 95, que impõe um novo limite aos gastos públicos, e sugere a retomada das diretrizes da Emenda Constitucional número 29, que garante recursos mínimos para financiamento das ações e serviços de saúde pública.

A sugestão apresentada por Suzano foi aprovada nas etapas municipal e macrorregional, e agora foi também ratificada pelos delegados da Conferência Estadual. Portanto, ela será levada à etapa nacional, onde serão discutidas questões relativas ao SUS em todo o país, a fim de fundamentar legislações e políticas públicas federais. A proposta de Suzano também serviu de base para outras propostas que lidam com a ampliação do financiamento e fortalecimento da política nacional de assistência farmacêutica, entre outros temas.

A cidade de Suzano foi representada pela gerente da Unidade de Saúde da Família (USF), Onésia Benedita Miguel, do Jardim Suzanópolis, a enfermeira Aldine Miguel Ribeiro, a psicóloga do Núcleo à Saúde da Família (Nasf), Maria Clara Lira Bezerril, e os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), Maiana Santos Nascimento, Maikon Vitor Simões e Adenilson José Santana, delegados eleitos na etapa macrorregional realizada em Guarulhos, em 15 de maio.