“As eleições do Conselho Tutelar em Suzano”, por Alex Santos

Meus amigos, nas últimas semanas as cidades do nosso País estiveram mobilizadas com as eleições de composição dos Conselhos Tutelares para os próximos quatro anos. Aqui em Suzano provemos um importante apoio para o exercício da democracia neste órgão, contabilizando a participação popular com mais de 10 mil votos, segundo apurações feitas na última segunda-feira (02/10).

Por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, gerida pelo grande parceiro Geraldo Garippo, provemos apoio e auxílio em várias vertentes do processo eleitoral, desde a orientação dos candidatos, com reuniões no Espaço dos Conselhos, até a votação final, realizada no último domingo (01/10). Esta comunhão foi possível graças à parceria com o presidente da Comissão Eleitoral do Conselho Tutelar, Carlos Araújo.

Indo além da orientação aos candidatos, nós também propiciamos a utilização da Escola Municipal Antônio Marques Figueira no processo eleitoral. A instituição situada no centro da cidade contou com 21 urnas, servindo como uma importante alternativa em conjunto com as escolas estaduais Dr. Anis Fadul, na região sul, e Maria Elisa de Azevedo Cintra, na porção norte do município. Vale ressaltar ainda que, de forma complementar, a apuração dos 10.175 votos foi feita no Complexo Poliesportivo Paulo Portela na última segunda-feira, onde foi definido o preenchimento das dez vagas dos dois Conselhos Tutelares, além de seus suplentes.

Inclusive, aproveito a oportunidade para parabenizar os eleitos em nome do prefeito Rodrigo Ashiuchi, deixando minhas felicitações aos candidatos escolhidos para assumir a titularidade nos conselhos, sendo eles a Professora Eli, a Vanessa Angelo, a Cida Dias, a Luciene Santos, a Sonia Pimenta, a Cecilia Abreu, a Jaqueline Esteves, a Arlete Pacheco, a Chica Xavier, e o Gui, filho do Pedrinho do Mercado.

Destaco também os suplentes Rita Cavalcanti, Alfredo Taboada, Rosemary Santos, José João Silva, Valdete Ramos, a Rê da Casa Branca, e a Teka Fátima, eleitos para a reserva com base nos números totais de votos. Em nome de toda a Suzano, desejo que todos vocês conduzam esta importante entidade com toda a seriedade no nosso município.

O trabalho de um Conselho Tutelar é representar a sociedade na proteção contra qualquer ação ou omissão do Estado ou os responsáveis legais que resultem na violação ou ameaça de violação dos direitos estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), portanto, ter a sociedade civil representada neste contexto é um ganho ímpar, pois assim é possível coordenar ações e ter o apoio da população em decisões e processos importantes em prol dos jovens.

Novamente, parabenizo o presidente Carlos pelo trabalho feito à frente da Comissão Eleitoral do Conselho Tutelar, e afirmo aqui a brilhante participação e o acompanhamento do secretário Geraldo Garippo que, inclusive, recebeu o título de cidadão suzanense na última semana como retribuição pelos serviços prestados à nossa cidade. Aos eleitos, mais uma vez desejo muito empenho, trabalho e presteza pelos jovens suzanenses.

(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiario.com)