A Prefeitura de Suzano deu mais um passo significativo em direção à regularização fundiária na cidade, beneficiando centenas de famílias com a assinatura da ordem de serviço para os bairros Ramal São José e Vila do Sapo.
O prefeito Rodrigo Ashiuchi formalizou o processo nesta terça-feira (07), em encontro na cidade de São Paulo com Candelária Reyes, secretária-executiva da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação. Esta ação faz parte do “Cidade Legal”, um programa estadual que apoia municípios na garantia do direito à moradia.
Com a nova medida, 150 famílias da Vila do Sapo e outras 350 do Ramal São José terão maior segurança jurídica em relação às suas moradias. Nos últimos dias, 1,7 mil residências no bairro Miguel Badra também foram incluindo no processo de regularização fundiária da Prefeitura.
Últimas Notícias
- 18 de abril, Dia Nacional do Livro Infantil: conheça grandes autores infantis de Suzano e Mogi das Cruzes
- Usuários das linhas 11-Coral e 12-Safira da CPTM, que atendem Suzano, Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba e região, devem ficar atentos a mudanças durante todo o “feriadão”
- Poá, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos e outras cidades do Alto Tietê distribuem mais de 88 mil ovos de páscoa para alunos da rede pública
Durante a reunião também foram discutidas estratégias de longo prazo para o município, com foco na universalização dos serviços de saneamento básico nos núcleos urbanos isolados e nas áreas rurais. As discussões giraram em torno de um plano de investimentos a ser incluído em um aditamento contratual com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
As ações planejadas têm um horizonte de execução de até dez anos, com expectativas de que investimentos substanciais possam adiantar a conclusão para 2029. O resultado esperado é uma melhoria na qualidade dos serviços prestados à população, além de uma possível redução nas tarifas.
No total, estima-se que 12 mil domicílios rurais no Alto Tietê sejam beneficiados nos próximos seis anos. Adicionalmente, a iniciativa está alinhada ao novo marco legal do saneamento, que visa a cobertura completa do tratamento de esgoto na cidade.