PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Em reunião, Caio Cunha solicita isenção de cobrança em futuros pedágios de Mogi das Cruzes para moradores da cidade

Em reunião realizada nesta segunda-feira (11), o prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha, discutiu com Rafael Benini, secretário de estado de Parcerias em Investimentos, sobre a instalação de pedágios nas rodovias Pedro Eroles (SP-088), a Mogi-Bertioga, e Mogi-Bertioga (SP-098). O encontro, ocorrido na cidade de São Paulo, serviu para que o prefeito manifestasse sua firme oposição à proposta e apresentasse uma alternativa de isenção de cobrança para veículos de Mogi das Cruzes, caso a instalação dos pedágios se concretize.

Cunha expressou sua determinação em combater judicialmente a instalação dos pedágios e mencionou que reiterou o pedido de acesso ao novo edital da concessão do Lote Litoral Paulista, mas não obteve sucesso.

A Prefeitura de Mogi das Cruzes tem realizado diversas iniciativas para impedir a instalação dos pedágios, incluindo ações judiciais. Uma Ação Civil Pública recente busca a suspensão da publicação do edital e a invalidação da licitação, contando com o apoio do Ministério Público.

No entanto, uma audiência de conciliação marcada para discutir a questão foi cancelada devido ao desinteresse da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). A Prefeitura também espera uma decisão do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo sobre uma audiência pública realizada na cidade de São Paulo.

A instalação dos pedágios nas referidas rodovias impactaria significativamente a economia local, afetando produtores rurais e empresas. Mogi das Cruzes é responsável por uma parcela substancial do abastecimento de produtos como orquídeas e caquis para a Ceagesp em São Paulo, destacando sua importância no setor agrícola do estado.