IPVA será, em média, 4,1% mais barato no estado de São Paulo, em 2024

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) terá uma redução em São Paulo em 2024. Segundo a tabela de valores venais publicada pela Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP) e a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), houve uma queda média de 4,1% nos preços de venda no varejo.
A tabela foi divulgada nesta quinta-feira (21), em uma edição suplementar do Diário Oficial do Estado (DOE).

A pesquisa da Fipe, que abrangeu 12.642 modelos e versões de veículos de diversas marcas, baseou-se nos valores de mercado de setembro de 2023, em comparação com o mesmo período de 2022. Foi constatada uma queda mais acentuada nos preços de venda de automóveis, com uma redução de 5,11%. As camionetas e utilitários tiveram uma diminuição de 4,35%, enquanto as motos registraram queda de 2,26%. Por outro lado, os preços de venda de caminhões e ônibus/microônibus subiram respectivamente 0,52% e 0,69%.

Para verificar o valor venal do veículo para o ano de 2024, os proprietários podem acessar uma página simplificada de consulta no Sistema de Veículos (Sivei), através do link https://www3.fazenda.sp.gov.br/SIVEI/Veiculos/ValorVenal, do portal da Sefaz-SP, apenas informando a placa do veículo.

As alíquotas do IPVA para veículos particulares, tanto novos quanto usados, permanecem inalteradas: 4% para carros de passeio, 2% para motocicletas e similares, caminhonetes cabine simples, micro-ônibus, ônibus e maquinário pesado. Para caminhões, a alíquota é de 1,5% e para veículos de locadoras, registrados em São Paulo, é de 1%.

O calendário de vencimentos do imposto já está definido e pode ser conferido em https://portal.fazenda.sp.gov.br/Noticias/Paginas/Calend%c3%a1rio-do-IPVA-2024-come%c3%a7a-em-11-de-janeiro.aspx.