O Governo do Estado de São Paulo, através do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), determinou a suspensão dos testes de dengue para o público em geral em municípios que estão em estado de emergência epidemiológica.
A medida visa priorizar os recursos para gestantes, casos graves e óbitos suspeitos, diante da sobrecarga enfrentada pelo Instituto Adolf Lutz, que realiza os exames para todo o estado.
Esta decisão foi tomada em resposta à emergência de saúde pública provocada pela epidemia de dengue, que tem registrado um número elevado de casos. Conforme o ofício divulgado pelo governo, a incidência da doença está particularmente alta quando comparada à proporção por cada 100.000 habitantes.
Últimas Notícias
- Pais são condenados a 46 anos de prisão por matar e violentar filho em Salesópolis, cidade da região; crime foi motivado por guarda da criança
- Em Suzano, serviços essenciais funcionarão normalmente durante o “feriadão” da Sexta-feira Santa e Tiradentes
- Painel de vagas da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Suzano oferece oportunidades de emprego e estágio; veja
A suspensão é aplicada especificamente para casos suspeitos ou leves, direcionando os esforços e recursos disponíveis para situações mais críticas. Municípios que não declararam Situação de Emergência, mas que apresentam altas incidências da doença, também são instruídos a seguir esta diretriz.
Na região do Alto Tietê, quatro cidades, incluindo Suzano, Mogi das Cruzes, Guararema e Santa Isabel, decretaram estado de emergência devido à dengue. Segundo o Painel de Monitoramento da Divisão de Dengue, Chikungunya e Zika do Governo do Estado, a região confirmou cerca de 8.740 casos positivos da doença.