A Muralha Eletrônica de Itaquaquecetuba, responsável pelo monitoramento inteligente na entrada e saída da cidade, foi essencial para localizar e apreender um veículo com placa clonada utilizado para práticas de furto no município.
O sistema é gerenciado pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e atua como um importante aliado da Secretaria Municipal de Segurança Urbana. No mês passado, um veículo trafegando pela estrada do Bonsucesso, no bairro Rio Abaixo, foi identificado pelas câmeras com emplacamento clonado, gerando multas para o verdadeiro proprietário.
Últimas Notícias
- 20 de novembro: entenda a importância da educação para a promoção da igualdade racial e da consciência negra
- Após sucesso de tratativas lideradas por Ashiuchi, hospital público em Suzano terá serviço de hemodiálise a partir de 2025
- Acidente prejudica o trânsito em via importante de Suzano, nesta terça (19)
Após o acompanhamento da Guarda Civil Municipal (GCM), o veículo foi encontrado abandonado no bairro Jardim Paineira. Anteriormente, a Segurança Urbana já havia registrado denúncias do mesmo veículo, suspeito de estar envolvido em furtos no bairro Jardim Amazonas.
O carro foi então encaminhado ao pátio municipal.
O sistema da Muralha Eletrônica é composto por 20 câmeras IPs interligadas a um servidor com tecnologia de leitura inteligente de placas de veículos. As câmeras estão estrategicamente instaladas nas entradas e saídas da cidade, permitindo um monitoramento eficiente do tráfego nesses pontos.
O sistema emite relatórios operacionais por hora e monitora cerca de 500 mil veículos diariamente. Além disso, controla a restrição de caminhões em quatro ruas de grande fluxo. O monitoramento inclui ainda lombadas eletrônicas na rodovia Alberto Hinoto e nas avenidas Almiro Dias e Ítalo Adami, ajudando a inibir o tráfego em alta velocidade em áreas com grande fluxo de pedestres e histórico de acidentes e atropelamentos.