Nesta semana, o Ministério da Saúde anunciou a inclusão de pessoas de 15 a 45 anos que utilizam a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) como novo público-alvo da vacina contra o HPV (Vírus do Papiloma Humano) em todo o Brasil.
A PrEP é uma forma de prevenir a infecção pelo HIV, exigindo a ingestão diária de uma pílula contendo tenofovir e entricitabina.
As Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como o HPV, estão associadas a verrugas genitais e ao desenvolvimento de cânceres de colo do útero, vulva, pênis, ânus e orofaringe. Além da transmissão sexual, o HPV pode ser transmitido por contato direto com a pele, mucosa ou ferida infectada.
Últimas Notícias
- Em maio, festival indígena em Arujá, cidade da região do Alto Tietê, terá a presença do Cacique Raoni; veja detalhes
- Se programe: Postos de saúde de Suzano terão campanha de vacinação gratuita contra a gripe a partir desta terça (1º); veja o público
- Cinema gratuito de Suzano exibirá filme sobre envolvimento de indivíduo com vizinha casada, neste domingo (30); atores e diretores estarão no local para bate-papo
A vacinação é uma das principais formas seguras e eficazes de prevenir a infecção pelo HPV. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece o imunizante quadrivalente (HPV4), que protege contra as principais complicações da doença.
A PrEP é indicada para pessoas a partir dos 15 anos que são sexualmente ativas e apresentam risco aumentado para a infecção pelo HIV.