O Partido Liberal (PL) conquistou uma ampla maioria na Câmara Municipal de Vereadores de Itaquaquecetuba. A partir do próximo ano, nove das 19 cadeiras do Legislativo municipal serão ocupadas por parlamentares da legenda, a mesma do prefeito Delegado Eduardo Boigues, que foi reeleito no primeiro turno com 91,7% dos votos válidos.
Com essa composição, Itaquaquecetuba passa a ser a cidade com o maior número de vereadores do PL no estado de São Paulo.
A eleição municipal, realizada em 6 de outubro, consolidou Itaquaquecetuba como a segunda cidade do Brasil em número absoluto de parlamentares eleitos pelo PL, ficando atrás apenas de Maceió, capital de Alagoas, onde 11 dos 27 vereadores são do partido. Contudo, em termos percentuais, Itaquaquecetuba lidera o ranking nacional, com 47,37% das cadeiras do Legislativo ocupadas por liberais, superando Maceió, que possui 40,74% de vereadores do PL.
Últimas Notícias
- 20 de novembro: entenda a importância da educação para a promoção da igualdade racial e da consciência negra
- Após sucesso de tratativas lideradas por Ashiuchi, hospital público em Suzano terá serviço de hemodiálise a partir de 2025
- Prefeitura de Suzano inicia novo protocolo de cuidados para pacientes que tenham contraído dengue, zika, chikungunya e outras arboviroses
A expressiva votação do prefeito Boigues – com 165.975 votos, representando o maior percentual entre municípios brasileiros com mais de 200 mil eleitores – reflete o fortalecimento da sigla na cidade. Segundo Boigues, o sucesso do PL nas urnas deve-se à estrutura sólida que o partido ofereceu para as campanhas, tanto no Executivo quanto no Legislativo.
Além da bancada de nove vereadores, o prefeito reeleito contará com o apoio de uma Câmara amplamente alinhada ao seu governo. Dos 19 vereadores eleitos, 17 são filiados aos partidos da coligação “Força que Faz Itaquá Avançar”, de Boigues.
Com aproximadamente 90% de apoio na Casa de Leis, o prefeito deverá governar Itaquaquecetuba com pouca ou nenhuma oposição durante seu próximo mandato, que vai de 2025 a 2028.