O Hospital Regional do Alto Tietê (HRAT), localizado no bairro Vila Amorim, em Suzano, contará com um serviço de hemodiálise a partir do segundo semestre de 2025. As obras para a implantação do setor começam no início do ano e visam atender pacientes renais da região, reduzindo a necessidade de deslocamento para outras partes da região metropolitana de São Paulo.
O anúncio foi realizado na última segunda-feira (18) pelo prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, e pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), deputado André do Prado. A confirmação veio do secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, durante uma reunião no Palácio 9 de Julho, na cidade de São Paulo, após negociações com o governo estadual.
Últimas Notícias
- 20 de novembro: entenda a importância da educação para a promoção da igualdade racial e da consciência negra
- Prefeitura de Suzano inicia novo protocolo de cuidados para pacientes que tenham contraído dengue, zika, chikungunya e outras arboviroses
- Ferraz de Vasconcelos abre inscrições para creches municipais; prazo vai até 6 de dezembro
A conquista é resultado de tratativas realizadas ao longo de 2024. Em abril, durante uma reunião do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat+), o secretário de Saúde já havia indicado a possibilidade de atender ao pedido do município.
Em dezembro de 2023, durante a inauguração do hospital, o prefeito Rodrigo Ashiuchi destacou a luta pela criação do setor de hemodiálise, apontando a importância do serviço para melhorar o atendimento aos moradores da região.
De acordo com o governo do Estado, o projeto inicial prevê a instalação de 40 máquinas, com capacidade para atender até 240 pacientes em três turnos. A depender da demanda, esse número pode ser ampliado para até 320 pacientes, mediante a adição de mais um turno de funcionamento. A ordem de serviço para o início das obras está prevista para ser assinada em breve.
Inaugurado em 5 de dezembro de 2023, o HRAT foi construído no local onde funcionava o antigo Hospital das Clínicas (HC) e hoje é uma unidade de referência do Sistema Único de Saúde (SUS) para média e alta complexidade. O hospital atende 11 municípios da região do Alto Tietê e recebeu um investimento de R$ 18,2 milhões para sua construção e estruturação.
A unidade conta com 189 leitos, sendo dez para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulta, além de uma ala de longa permanência com 68 leitos para pacientes que necessitam de cuidados contínuos e reabilitação. Também estão disponíveis 20 leitos de clínica cirúrgica, 30 de clínica médica e mais dez de UTI, com capacidade para realizar até 408 internações por mês.
A estrutura hospitalar inclui um bloco dedicado ao atendimento de pacientes crônicos, outro exclusivo para cirurgias, duas salas cirúrgicas, seis ambulatórios, um setor de fisioterapia para tratamentos contínuos, e um espaço destinado à coleta de exames. O hospital também oferece suporte para uma equipe multiprofissional e conta com modernas instalações para atender às necessidades da população.