No bairro Jardim Maitê, em Suzano, um projeto social tem transformado a vida de crianças e adolescentes da região desde 2014. O “Lutadores do Amanhã”, idealizado por Jefferson Santos, faixa preta 2º Dan, conhecido como “professor Jé”, e sua esposa Luciana Faustino, a “Tia Lu”, celebra 10 anos de dedicação à formação de jovens por meio do Kung Fu.
Todos os domingos, das 9h às 10h30, o projeto recebe 33 crianças e adolescentes, de cinco a 16 anos, de 20 famílias diferentes, para aulas de Kung Fu no estilo Leão da Montanha.
Últimas Notícias
Além das aulas, os encontros contam com um café da manhã comunitário preparado pela “Tia Lu”. “Esse projeto começou há 10 anos, com uma vontade minha, por já ter participado de um projeto social no Jardim Colorado; foi nesse local que eu aprendi Kung Fu. Após minha formação, quis ajudar as crianças da mesma forma que fui ajudado. Conversei com minha esposa e firmamos essa iniciativa. Então, de segunda a sexta trabalhamos em nossos empregos, e nos finais de semana estamos à frente do ‘Lutadores do Amanhã’”, contou Jefferson. [Veja imagens abaixo.]
O projeto promove inclusão, educação e carinho. “O que sabemos, ensinamos para quem não tem oportunidade de aprender. Aquilo que conquistamos, dividimos com quem ainda não teve a oportunidade de conquistar”, explicou o professor.
O “Lutadores do Amanhã” é mantido exclusivamente por recursos do casal, doações de amigos e o apoio da nutricionista Marília Alves, além da parceria com a Associação de Moradores do Jardim Maitê. “Temos um combinado com o presidente da Associação: ele cede o espaço para as aulas no período da manhã, e quando eles precisam de ajuda para os moradores do bairro, nós colaboramos”, explicou Jefferson.
Além das aulas regulares, o projeto realiza eventos comemorativos em datas especiais e oferece suporte às famílias envolvidas. De acordo com Jefferson, o carinho dos participantes é imenso e ele vê o projeto como uma oportunidade de afastar os jovens das ruas. “Morei no bairro e ainda tenho família lá, então conheço bem as necessidades da região. O local cresceu, mas junto vieram coisas ruins. Essa foi a melhor forma que encontrei de tirar as crianças da rua e ocupar o tempo delas. É muito gratificante quando chego no bairro e as pessoas me reconhecem, dizendo ‘olha o professor Jé’”, relatou.
Para quem quiser conhecer mais sobre essa iniciativa, o “Lutadores do Amanhã” tem um perfil no Instagram: @lutadoresdoamanha. Interessados em contribuir com doações para o projeto podem entrar em contato com Jefferson pelo telefone (11) 97702-7668.






